G1 Santos

Mausoléu de Pelé será aberto para visitação em Santos, SP

today11 de maio de 2023 2

Fundo
share close

O mausoléu onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, será aberto para visitação a partir da próxima segunda-feira (15). O túmulo está localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, o maior cemitério vertical do mundo, situado a poucos metros da Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo. O Rei do Futebol morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro do ano passado.

Para conhecer o Mausoléu de Pelé é necessário se cadastrar gratuitamente no site do Memorial. A visita funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Não há tempo de permanência estimado.

No dia da inauguração, excepcionalmente, o espaço abrirá para visitação apenas no período da tarde, das 14h às 18h. O evento contará com a presença de familiares de Pelé, às 14h.



Espaço foi decorado com duas estátuas folhadas a ouro em homenagem ao Rei — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Duas estátuas folheadas a ouro do Rei ficam em frente à porta de acesso ao jazigo, que é dourado e tem placas com imagens do Atleta do Século. Elas retratam momentos marcantes na carreira de Pelé, como o famoso soco no ar em comemoração aos gols.

Segundo o Memorial, nos quatros cantos do túmulo, há cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet, uma camisa com o número 10 e uma coroa. As paredes possuem um grande papel que simula a torcida do Santos Futebol Clube e o piso está coberto com grama sintética.

Por fim, um céu azulado é estampado acima do túmulo do Rei do futebol. Camisas da Seleção Brasileira e do Santos estão expostas no local.

Mausoléu de Pelé está localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos (SP) — Foto: Nina Barbosa/TV Tribuna

O local possui 200 m² e foi projetado por Pepe Alstut, proprietário do Memorial – falecido em 2018. Pelé teve um espaço reservado desde 2003, com uma vista para a Vila Belmiro. Porém, a família e o cemitério fizeram um acordo para que o craque fosse sepultado no mausoléu por uma questão de logística para o acesso do público.

Os visitantes também terão acesso ao Mercedes Benz S-280, dado para Pelé pela montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.

Carro ‘xodó’ de Pelé ficará em uma exposição de veículos antigos no mesmo cemitério onde ele foi sepultado — Foto: Reprodução

Ao g1, em abril, Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, disse que a família estava respeitando o desejo da irmã Flávia em aguardar um pouco mais para a liberação das visitas do público ao mausoléu de Pelé. Ela também confirmou a liberação. “Já foi liberado, agora é um trâmite do pessoal lá do Memorial”.

De acordo com o Memorial, equipes realizavam a organização para a abertura do local com foco no comodismo do público.

Edinho e Flávia se emocionaram ao acompanhar homenagem a Pelé em programa esportivo da afiliada da Globo, em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, após permanecer um mês internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 82 anos e lutava contra um câncer de cólon. Segundo o hospital, a morte ocorreu em função de falência múltipla dos órgãos.

O corpo foi trazido na madrugada do dia 2 de janeiro para a Vila Belmiro, onde foi velado por 24h, até às 10h do dia 3.

Entre as autoridades presentes à despedida do Rei estiveram os presidentes da Fifa, Conmebol e CBF, Gianni Infantino, Alejandro Dominguez e Ednaldo Rodrigues, respectivamente, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Depois do velório, o corpo passou pelas ruas da cidade, em cortejo em carro aberto conduzido pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O caixão, inclusive, passou em frente à casa da mãe de Pelé, Dona Celeste, que completou 100 anos no dia de abertura da Copa do Mundo.

O corpo chegou na Memorial às 14h. De acordo com o cemitério, o sepultamento durou 25 minutos contou com algo em torno de 120 pessoas presentes, entre familiares e convidados.

O ex-jogador Edinho, filho de Pelé, se despede do pai durante velório na Vila Belmiro, no dia 3 de janeiro de 2023 — Foto: Carla Carniel/Reuters

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cristaos-filipinos-oram-em-ponte-onde-acontece-muito-suicidio

Gospel Prime

Cristãos filipinos oram em ponte onde acontece muito suicídio

Um grupo de cristãos filipinos está lutando contra o espírito suicida que afeta uma ponte local. Eles estão batalhando contra o crescente número de suicídios com manifestações de oração e adoração. Nesse sentido, em Cagayan de Oro City, nas Filipinas, os cidadãos estavam preocupados com as notícias que cercavam a Marcos Bridge. A ponte era famosa por sua localização central, mas hoje, muitos a rotulam negativamente devido a muitas tentativas […]

today11 de maio de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%