Formação foi realizada na última quinta-feira (2) e capacitou 35 mediadores voluntários que serão encaminhados a 19 unidades municipais de ensino
Para reforçar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, 35 mediadores de aprendizagem do Programa Linguagens de Educação Integral – PLEI – começaram a atuar na rede municipal de ensino no último dia 6. Esses profissionais participaram de capacitação nos dias 31 de maio, 1° e 2 de junho, na Câmara Municipal, realizada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A capacitação abordou os processos de alfabetização e letramento nas duas disciplinas.
De acordo com a Gerente de Projetos Educacionais da Seduc, os mediadores irão atuar em 19 unidades do Ensino Fundamental I e II. Cada unidade terá duas turmas de letramento, contendo 25 alunos cada. As aulas de letramento integram o programa de jornada escolar ampliada e têm o objetivo de fortalecer a aprendizagem.
“Depois da pandemia, o problema que enfrentamos não é de dificuldade de aprendizagem, mas sim, de defasagem das aprendizagens. As turmas de letramento devem complementar o processo educativo”, explica a gerente.
Um dos mediadores, Michael da Silva se interessou pelo Programa para compreender o cenário da sala de aula e afirma que a capacitação foi essencial em aprimorar as técnicas de ensinamento. “Acho fundamental os educadores da rede municipal terem esse conhecimento porque as coisas mudam, a pandemia trouxe desafios e mudanças ao cenário educativo e cabe a nós nos adaptarmos para melhorar ainda mais a formação de nossos alunos”, contou Michael.
O secretário de Educação de Guarujá parabenizou os educadores, enfatizando a importância da iniciativa de diversificar o ensino, e potencializar outros talentos por meio do PLEI.
“Além de trabalhar o letramento e a Matemática, queremos disponibilizar atividades também focadas nas áreas mais culturais e esportivas como o artesanato, pintura, natação, entre outras formas do aluno se expressar e se desenvolver além das formas tradicionais de ensino”, enfatizou o secretário.
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