G1 Santos

Médico explica o que é tetraparesia, condição de ciclista atropelado no litoral de SP; VÍDEO

today17 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

O autônomo Antonio Carlos Alves da Silva, de 56 anos, está tetraparético [quando os quatro membros têm fraqueza anormal] e passará por cirurgia. Ele sofreu uma lesão na coluna cervical após ter sido atropelado por um carro em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao g1, o médico neurocirurgião João Luis Cabral Junior explicou, nesta terça-feira (17), detalhes sobre o trauma sofrido pela vítima e ressaltou que o procedimento cirúrgico tem o objetivo de ‘fixar’ as vértebras.

Segundo o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande(SP), o autônomo segue internado após sofrer um “trauma raquimedular“, considerado uma agressão à medula espinhal que pode implicar em danos neurológicos. “Pode englobar ‘só’ lesões ósseas ou também as associadas à uma lesão neurológica, já que a medula passa dentro do canal medular das vértebras, que são os ossos da coluna.

De acordo com o médico, o tratamento vai da analgesia [medicações para aliviar a dor] até imobilizações e cirurgias, a depender do grau da lesão. Cabral disse, ainda, que sequelas podem surgir se a intensidade do trauma for considerada “média ou moderada”.



Segundo o neurocirurgião, tetraparesia significa uma “sequela neurológica de dormência e formigamento, além da diminuição e redução da força muscular nos quatro membros“. Cabral destacou que, dependendo do grau, é possível ter cura.

Ciclista é arremessado ao ser atropelado por carro em Praia Grande (SP) — Foto: Reprodução

O profissional ressaltou tetraparesia e tetraplegia são diferentes. Enquanto a primeira se caracteriza pela “dormência e formigamento nos quatro membros”, na segunda ocorre a “abolição da força nos membros” [perda de movimentos]

O Hospital Irmã Dulce informou que a vítima será submetida a uma cirurgia chamada “artrodese cervical”, agendada para esta semana. Segundo o neurocirurgião, trata-se de um procedimento realizado para a “fixação da coluna vertebral, tanto no segmento cervical, dorsal ou lombar”.

O médico explicou que tal cirurgia, feita por meio de placas e parafusos, é recomendada quando há “sinal de instabilidade” na coluna. “Muitas vezes, esses traumatismos podem deixar as vértebras ‘soltas’, como se estivessem ‘escorregando'”.

Vídeo mostra ciclista sendo atropelado por carro em Praia Grande, SP

Vídeo mostra ciclista sendo atropelado por carro em Praia Grande, SP

O autônomo Antonio Carlos Alves da Silva, de 56 anos, foi atropelado por um carro quando pedalava uma bicicleta em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Uma câmera de monitoramento de um comércio registrou o momento em que o carro atingiu ciclista (veja o vídeo acima).

O acidente aconteceu na Avenida Hermenegildo Pereira de França, no bairro Balneário Esmeralda, no dia 7 de janeiro. Ao g1, a filha do autônomo, Maria Angelita Germano da Silva, de 25 anos, contou que o acidente aconteceu pela manhã, logo após o pai sair de casa com o objetivo de ir até uma padaria no bairro. “Ele saiu de bicicleta para comprar pão, mas nem chegou lá, pois o carro ‘pegou ele’ antes”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

adolescente-que-morreu-apos-tomar-soda-caustica-disse-que-‘estava-queimando’,-conta-testemunha

G1 Santos

Adolescente que morreu após tomar soda cáustica disse que ‘estava queimando’, conta testemunha

O adolescente de 16 anos que morreu ao ingerir soda cáustica como se fosse água, em um comércio em Guarujá, no litoral de São Paulo, tomou o líquido de uma garrafinha semelhante àquelas em que servem sucos e água de coco, contou uma testemunha em depoimento à polícia. De acordo com ela, o menino deu um gole e cuspiu o líquido, mas voltou a beber e reclamou que estava queimando. […]

today17 de janeiro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%