G1 Santos

Médico explica perigos da soda cáustica após menino tomar por engano e morrer no litoral de SP

today13 de janeiro de 2023 63

Fundo
share close

Um adolescente, de 16 anos, morreu após beber soda cáustica como se fosse água em um comércio em Guarujá, no litoral de São Paulo. O g1 conversou nesta sexta-feira (13) com o Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sergio Pessoa, e ele explicou que a ingestão do produto químico pode pode causar a morte em decorrência da perfuração do esôfago, infecção associada ao quadro ou por aspiração.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que Heitor Santos Poncidônio morreu devido à uma esclerose esofágica [varizes no esôfago, que podem vir a sangrar, causar hemorragia e levar a óbito].

O médico explicou a ingestão de soda cáustica ocasiona, comumente, uma lesão hiperaguda, que gera uma série de complicações levando à morte. “Os doentes normalmente não morrem nas primeiras horas. Eles podem morrer ao longo dos dias, devido e evolução do caso”.



Sergio disse que a soda cáustica vai deteriorando o organismo, e que as complicações tardias estão associadas à incapacidade que o paciente tem de se alimentar de forma correta, o que compromete o estado nutricional da pessoa e faz com que “o corpo e os órgãos vão deixando de funcionar”.

Médio explica perigos da soda cáustica após menino tomar por engano o produto e morrer no litoral de SP — Foto: Pixabay/Divulgação

De acordo com o médico, a quantidade do líquido que foi ingerido é o que vai definir o grau da lesão, que é predominantemente no esôfago. Quando a ingestão é pequena, o paciente pode ter uma discreta irritação ou um edema [inchaço na região].

“No caso de ingestão de soda cáustica em grande quantidade, pode acontecer uma inflamação muito severa e com áreas de necrose extensa [lesão irreversível]. Nesse caso é extremamente grave”, explica.

Segundo o presidente da federação, alguns pacientes podem aspirar a substância para o pulmão e o quadro de saúde torna-se grave, levando o doente para a Unidade de terapia intensiva (UTI) e sendo necessário o uso de antibiótico.

O presidente explicou que, após 14 dias da ingestão do líquido, o paciente deverá passar por uma nova avaliação para diagnosticar o grau de lesão que ficou no esôfago.

“O prazo crítico são os primeiros 14 dias. Tem pacientes que ficam com sequelas como broncoaspiração [entrada de substâncias nas vias respiratórias] e pneumonia”, finaliza Pessoa.

Jovem morreu após ingerir soda cáustica em comercio do Guarujá, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com o documento, o dono do comércio e um funcionário estiveram na delegacia e negaram a história. O rapaz teria ingerido a soda cáustica em 1º de dezembro no estabelecimento, em Vicente de Carvalho, enquanto comprava cloro e desinfetante para a avó.

A prima da vítima, Eduarda Poncidonio Costa, contou à polícia que no dia do ocorrido Heitor foi levado ao Pronto-Socorro. A PM foi acionada e compareceu à unidade de saúde para registrar o ocorrido. Depois, o caso passou a ser investigado pelo 2º DP.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festival-do-torresmo-autentico-tem-gastronomia-e-musica-ao-vivo-neste-final-de-semana-em-guaruja,-sp

G1 Santos

Festival do Torresmo Autêntico tem gastronomia e música ao vivo neste final de semana em Guarujá, SP

É a primeira vez que a cidade recebe a festa, que acontece até domingo (15). Festival do Torresmo Autêntico leva gastronomia e música ao vivo para Guarujá, no litoral de SP, até domingo (15) — Foto: Divulgação Moradores e turistas podem aproveitar o Festival do Torresmo Autêntico até o próximo domingo (15) em Guarujá, no litoral de São Paulo. A festa tem opções de gastronomia, lazer, entretenimento, inclusive, música ao […]

today13 de janeiro de 2023 68

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%