G1 Santos

Médico Fábio Mesquita retorna ao Ministério da Saúde para liderar área de combate ao HIV, ISTs e hepatites virais

today5 de janeiro de 2023 20

Fundo
share close

Fábio Mesquita possui reconhecimento internacional no enfrentamento às doenças mencionadas, e fez parte do Ministério da Saúde de 2013 a 2016. Além disso, o especialista esteve durante 12 anos na Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi pioneiro no trabalho com pacientes com o vírus HIV na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

Conforme reportado pela TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo, Mesquita se une a cientista social, socióloga e pesquisadora Nísia Trindade, a primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde na história do país. Em entrevista, ele destacou os desafios que enfrentará no retorno ao departamento.

“Em 2012, a gente teve um apagão de dados, e é uma questão que a gente precisa melhorar. Mas, certamente, a pandemia de Covid-19 afetou a luta contra Aids no mundo inteiro, e também impactou as hepatites virais. Por exemplo, a vacinação da Hepatite B, que é uma coisa extremamente importante, foi afetada, como toda vacinação no Brasil”, revelou Mesquita à emissora.



Além disso, o médico falou sobre o trabalho realizado com pacientes infectados com HIV em Santos (SP). “A lei municipal que obrigou o Sistema Único de Saúde (SUS) a comprar e prover o medicamento antirretroviral, que na época era muito caro, custando quase 7 mil dólares o tratamento por ano, inspirou a lei Sarney”.

Ainda de acordo com o médico, seis meses depois, a lei se tornou nacional, seguindo a mesma lógica. “Santos foi, sem dúvida nenhuma, um grande exemplo da luta contra Aids no Brasil, e serviu também de inspiração em vários lugares do mundo”.

Por fim, o médico destacou que a cidade foi a pioneira na América Latina com um programa de redução de danos, realizando a distribuição de seringas para pessoas que compartilhavam drogas injetáveis, que, segundo Fábio, nos anos 80, era a causa da metade dos casos de Aids na região.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-militar-prende-homens-flagrados-vendendo-calcados-furtados-em-santos

G1 Santos

Polícia Militar prende homens flagrados vendendo calçados furtados em Santos

Dupla foi detida no Centro da cidade, em local próximo ao estabelecimento onde itens foram furtados. Homens foram presos após serem flagrados vendendo calçados furtados em Santos (SP) — Foto: Divulgação/CCO A Polícia Militar (PM) prendeu, na madrugada desta quinta-feira (5), dois homens que vendiam calçados furtados em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, a corporação contou com o auxílio das câmeras do Centro de Controle Operacional […]

today5 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%