G1 Mundo

Mercosul e União Europeia: por que Macron trava acordo entre os blocos

today1 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

Para Oliver Stuenkel, professor de relações internacional da FGV-SP, “todo mundo concorda que é muito pouco provável que este acordo seja ratificado”.

“A princípio, a última janela de oportunidade para negociar esse acordo foi no ano passado, quando a Espanha tinha a presidência da União Europeia, e o Brasil a presidência do Mercosul. E, para muitos, aquilo era o último momento, porque vão acontecer eleições parlamentares do parlamento europeu e este ano provavelmente será um parlamento menos propenso a aceitar grandes acordos comerciais”, disse ele.

Um acordo entre Mercosul e União Europeia é negociado desde 1999. Em 2019, foi concluída a primeira etapa das conversas. Desde então, os termos passaram à fase de revisão, o que ainda não terminou. Além disso, exigências adicionais das partes têm adiado a conclusão.



“O que o Macron agora está fazendo é querendo encerrar esse assunto de uma vez por todas por motivos políticos internos. O acordo não é popular na França e mesmo com o fracasso das negociações, basicamente ele quer agora sinalizar para os eleitores que ele, de uma vez por todas, quer encerrar esse assunto.”

Emmanuel Macron durante evento de líderes da União Europeia em 15 de dezembro de 2023 — Foto: Johanna Geron/REUTERS

Os motivos do presidente francês, como explica Oliver, passam desde o momento de fragilidade dele no país, ao que ele pensa sobre a posição da Europa.

“O Macron está muito fragilizado, está numa fase em que dificilmente conseguirá implementar grandes reformas. […] O acordo não é popular entre os franceses. Há uma preocupação de que a ratificação poderia ameaçar a agricultura francesa, o que é verdade. A agricultura francesa não é competitiva, então isso seria uma péssima notícia para os agricultores que estão muito presentes no discurso ou no debate político francês.”

Oliver também aponta outra questão. Diferentemente da Alemanha, que ao longo das últimas décadas fez apostas no comércio internacional, Macron tem uma visão diferente para o continente.

“Ele acha que a Europa precisa ser mais independente, não pode depender de outros blocos. Ele pensa em futuras crises, numa outra pandemia, então ele sempre diz que a Europa não pode depender de ninguém, precisa ter um projeto autônomo.”

Ainda assim, diplomatas brasileiros ouvidos pela GloboNews avaliaram, nesta terça-feira (30), que as negociações pelo acordo comercial entre Mercosul e União Europeia devem continuar “normalmente” (leia mais aqui).

Especialista acredita que janela de oportunidade com acordo entre Mercosul e UE já passou

Especialista acredita que janela de oportunidade com acordo entre Mercosul e UE já passou

Conselheiro de empresas fala sobre barreiras europeias para o acordo entre Mercosul e UE

Conselheiro de empresas fala sobre barreiras europeias para o acordo entre Mercosul e UE

O que você precisa saber:

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

inmet-emite-alerta-para-ventos-de-ate-60-km/h-e-queda-de-granizo

G1 Santos

Inmet emite alerta para ventos de até 60 km/h e queda de granizo

'Alerta Amarelo' é válido entre quinta-feira e sexta-feira. Inmet emitiu 'alerta laranja' durante a quarta-feira para ventos de até 100 km/h e queda de granizo — Foto: Divulgação/Inmet e Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quarta-feira (31), um 'alerta amarelo' para o estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista. Segundo o órgão, a previsão é de tempestades com ventos de até 60 km/h […]

today31 de janeiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%