G1 Mundo

Mercosul envia contraproposta de acordo comercial à União Europeia

today14 de setembro de 2023 8

Fundo
share close

Reunião entre blocos nesta quinta-feira (14) deve avançar discussão. Impasses incluem regras para compras governamentais e cláusulas ambientais.




Lula reitera que o Mercosul não vai ceder a ameaças para fechar acordo com a União Europeia

Lula reitera que o Mercosul não vai ceder a ameaças para fechar acordo com a União Europeia

O Mercosul enviou na noite de quarta-feira (13) a contraproposta para o acordo comercial do bloco com a União Europeia. O documento de resposta foi elaborado pelo Brasil, após intenso debate interno entre ministérios, e depois seguiu para análise e aval dos demais países do grupo sul-americano.

Com o objetivo de destravar impasses, uma videoconferência entre Mercosul e União Europeia está prevista para esta quinta-feira (14).

O que diz a contraproposta

Negociado há mais de duas décadas, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia teve a parte comercial do texto concluída em 2019. No entanto, as regras ainda não entraram em vigor porque não foram aprovadas pelos países dos dois blocos.

O texto negociado permite que empresas europeias disputem as licitações em condições de igualdade com as empresas brasileiras, porém institui exceções para determinados produtos.

Durante a cúpula do G20, em Nova Delhi, na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que União Europeia precisa decidir se quer fechar o acordo.

“Nos próximos meses, a gente tem que chegar num acordo. Ou sim, ou não. Ou parar de discutir o acordo porque, depois de 22 anos, ninguém acredita mais”, disse Lula.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tim-gurner-pede-desculpas-apos-viralizar-por-sugerir-aumento-de-desemprego-para-corrigir-atitudes-dos-trabalhadores

G1 Mundo

Tim Gurner pede desculpas após viralizar por sugerir aumento de desemprego para corrigir atitudes dos trabalhadores

Um milionário da Austrália, que trabalha no setor imobiliário, pediu desculpas depois de sugerir que o desemprego deveria aumentar para lembrar aos trabalhadores "arrogantes" sobre o seu lugar. O pedido de Tim Gurner ocorreu após reações adversas na web e por políticos locais e internacionais. ⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente. O fundador e dono do Gurner […]

today14 de setembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%