G1 Santos

Mergulhadores realizam vistoria e identificam avarias em geobags instaladas em Santos

today19 de novembro de 2022 17

Fundo
share close

A última parte da etapa do trabalho aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) e envolveu uma equipe de quatro mergulhadores e um supervisor. A equipe entrou em um barco e verificou os equipamentos de segurança.

Os mergulhadores receberam as indicações das posições dos bags e desceram com câmeras e equipamento de iluminação. As imagens e os sons foram transmitidos em tempo real para quem estava no barco.

Quando há necessidade de um deslocamento maior, os mergulhadores retornam para o barco até a chegada a outro ponto da estrutura. O estudo não é feito somente no mar. Em terra, uma equipe de topografia faz a leitura da posição dos prismas (estruturas de sinalização na água) para verificar eventuais deslocamentos dos geobags.



Mergulhadores realizam vistoria e identificam avarias em geobags instaladas em Santos — Foto: Isabela Carrari

A equipe de mergulhadores encontrou avarias em dois geobags foram causadas por ação humana. Em um delas foram encontrados restos de rede de pesca e outro foi cortado possivelmente por um arpão. Há suspeita em relação a um terceiro geobag, que perdeu areia.

Os dados coletados pelos mergulhadores, de quarta a sexta-feira, vão compor um relatório detalhando as avarias e, no cruzamento de dados, eventuais danos estruturais ou físicos com relação à movimentação das marés nas luas cheia e nova, de maior interferência na correnteza.

O relatório também terá dados da batimetria, mostrando o total de areia acumulado naquele trecho e se há necessidade de recomposição dos geobags. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o relatório completo de como ficou a estrutura instalada em 2018, incluindo os dados da inspeção com os mergulhadores, deve ficar pronto até dezembro.

O secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, acompanhou os trabalhos nesta sexta-feira. Segundo ele, além de minimizar os efeitos da ressaca, a instalação dos geobags interferiu diretamente no aumento da vida marinha no local, com a aparição de pequenas lagostas, polvos, tartarugas e garoupas. Para melhor preservar este cenário e a estrutura, a Semam vai instalar placas na Ponta da Praia proibindo temporariamente a caça submarina no entorno dos bags.

Mergulhadores realizam vistoria e identificam avarias em geobags instaladas em Santos — Foto: Isabela Carrari

A estrutura de geobags consiste em uma barreira submersa colocada em formato de ‘L’ a partir da mureta na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima. No trecho, junto à calçada, foi instalada estrutura de 275 metros de comprimento.

Já no mar, em paralelo à praia, outra estrutura tem o objetivo de armazenar areia e recuperar trecho de praia naquela região. Os 49 bags foram preenchidos com cerca de 7 mil metros cúbicos de areia. Cada saco pesa cerca de 300 toneladas.

De acordo com a Prefeitura de Santos, o projeto-piloto para Mitigação e Monitoramento dos Efeitos Erosivos foi desenvolvido pela Unicamp, e é pioneiro no País visando combater a erosão e, como consequência, minimizar os efeitos da ressaca.

Mergulhadores realizam vistoria e identificam avarias em geobags instaladas em Santos — Foto: Isabela Carrari

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

curso-de-auxiliar-de-cozinha-esta-com-inscricoes-abertas-em-praia-grande,-sp

G1 Santos

Curso de auxiliar de cozinha está com inscrições abertas em Praia Grande, SP

Ao todo são 60 vagas e há três turmas. Inscrições vão até dia 28 de novembro. Carreta do projeto Via Rápida Emprego — Foto: Edson Lopes Jr/Divulgação O curso de auxiliar de cozinha está com inscrições abertas em Praia Grande, no litoral de São Paulo. As aulas serão ministradas na carreta do projeto Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, através de parceria com a Prefeitura de […]

today19 de novembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%