G1 Mundo

Mesmo com oposição da Igreja Ortodoxa, Grécia tem dia histórico e legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo

today16 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

Projeto permite que os parceiros tenham filhos. A Igreja Ortodoxa, que acredita que a homossexualidade é um pecado, é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Parlamento em Athenas, capital da Grécia — Foto: AFP



O parlamento da Grécia aprovou nesta quinta-feira (15) um projeto de lei que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. É uma vitória histórica para ativistas LGBTQIA+.

O projeto de lei foi aprovado por 176 votos a favor no parlamento com 300 assentos e se tornará lei quando for publicado no diário oficial do governo.

A lei dá aos casais formados por pessoas do mesmo sexo o direito de casar e adotar crianças. A comunidade LGBTQIA+ fez campanhas por décadas para que o tema fosse aprovado. A Grécia é tida como um país socialmente conservador –é uma nação de maioria cristã ortodoxa.

A Igreja Ortodoxa, que acredita que a homossexualidade é um pecado, é veementemente contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Antes mesmo da votação, uma pesquisa de opinião realizada com os moradores apontava que a maioria apoiava a reforma.

Na abertura do debate de dois dias, na quarta-feira (14), o Ministro de Estado Akis Skertsos argumentou que a maioria dos gregos já aceita a ideia de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

“Não estamos decidindo sobre mudanças nesta câmara”, disse ele. “Já aconteceu… A sociedade muda e se desenvolve sem exigir a permissão do parlamento.”

Embora membros do partido de centro-direita Nova Democracia, do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, tenham se abstido ou votado contra o projeto de lei, ele ganhou apoio suficiente da oposição de esquerda, em um raro exemplo de unidade entre partidos, apesar do debate tenso.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

irma-de-homem-apontado-como-‘principe-do-crime’-diz-que-ele-e-inocente-e-atuava-em-time-de-futebol-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Irmã de homem apontado como ‘Príncipe do Crime’ diz que ele é inocente e atuava em time de futebol no litoral de SP

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Allan foi baleado por policiais após desobedecer a uma ordem de parada e jogar o carro contra a viatura na Avenida Martins Fontes, no sábado (10). O homem, de 36 anos, chegou a ser encaminhado à Santa Casa, mas não resistiu. Ainda de acordo com a SSP-SP, Allan tinha passagens por tentativa de homicídio e associação criminosa. Questionada sobre o […]

today16 de fevereiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%