G1 Mundo

Mesquita ‘do Grande Terremoto’ na Turquia já foi destruída quatro vezes: 1864, 1964, 2020 e 2023

today6 de fevereiro de 2023 67

Fundo
share close

A mesquita Haji Yusuf, na cidade de Malatya, havia sido reaberta em 2022. País foi atingido por um forte terremoto de magnitude 7,8 nesta segunda-feira, deixando mais de 1.600 mortos.

Mesquita destruída após terremoto em Malatya, Turquia, nesta segunda-feira (6) — Foto: DIA images via AP



A Mesquita Haji Yusuf em Malatya, na Turquia, conhecida localmente como “Nova Mesquita” ou “Mesquita do Grande Terremoto”, se referindo a um grande tremor de terra em 1864, foi afetada novamente em 1964, em 2020 e agora em 2023.

O apelido da mesquita se refere ao século 19, quando ela foi severamente danificada por um tremor em 3 de março de 1864, segundo o site de turismo do governo da Turquia. Na ocasião, ela foi reconstruída pelo sultão do Império Otomano, Abdülhamit II, e reinaugurada em 1913.

Apenas um dos minaretes – a torre da mesquita, – se manteve intacto e é original da construção de 1843, segundo informações históricas da imprensa local.

Imagem Serkan Senturk/AP/Arquivo Imagem DIA images via AP

— Foto 1: Serkan Senturk/AP/Arquivo — Foto 2: DIA images via AP

Após a reconstrução de 1913, ela foi afetada novamente no dia 14 de julho 1964 e em 24 de janeiro de 2020. Ela foi reaberta recentemente, em abril de 2022, na época do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos.

Menos de um ano depois, foi afetada pelo terremoto desta segunda-feira.

Mesquita Haji Yusuf, também conhecida como Mesquita do Grande Terremoto, em Malatya, na Turquia, em foto de 2022 — Foto: Governo da Malatya/Divulgação

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jogador-willian-arao-relata-clima-de-luto-e-devastacao-apos-terremoto-na-turquia-deixar-mais-de-mil-mortos:-‘tragedia-sem-precedente’

G1 Mundo

Jogador Willian Arão relata clima de luto e devastação após terremoto na Turquia deixar mais de mil mortos: ‘Tragédia sem precedente’

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi tão forte quanto um registrado no país em 1939 e que vitimou mais de 30 mil pessoas. "Os turcos e nós também estamos recebendo [a situação] de uma forma devastadora porque é uma tragédia sem precedente. Eles são muito patriotas. Estão todos mobilizados para tentar ajudar para tentar prestar serviço de alguma forma. Companheiros nossos de trabalho estão soterrados, […]

today6 de fevereiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%