G1 Mundo

México extradita filho de ‘El Chapo’ para os EUA

today16 de setembro de 2023 6

Fundo
share close

Ovidio Guzmán López, conhecido por “El Ratón”, estava preso desde janeiro de 2023.


Ovidio Guzman, filho do narcotraficante Joaquin ‘Chapo’ Guzman, em de outubro de 2019 — Foto: Arquivo / HO / CEPROPIE / AFP



O México extraditou para os Estados Unidos, nesta sexta-feira (15), Ovidio Guzmán López, conhecido por “El Ratón”, filho do narcotraficante Joaquín “Chapo” Guzmán, anunciou o secretário de Justiça americano, Merrick Garland.

⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

Após a prisão e condenação à prisão perpétua de “El Chapo” nos EUA, seus quatro filhos, conhecidos como “Los Chapitos”, herdaram a liderança do cartel de Sinaloa, e Washington os acusa de narcotráfico.

“Como resultado da cooperação entre as forças de ordem do México e dos EUA, Ovidio Guzmán López, líder do cartel de Sinaloa, foi extraditado para os EUA”, informou Garland.

A agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA) considera o Cartel de Sinaloa o principal responsável pelo tráfico de fentanil, droga 50 vezes mais potente do que a heroína e que causou boa parte das 109 mil mortes por overdose em 2022 no país, segundo dados preliminares dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças.

Ovidio Guzmán foi preso em janeiro no México, em uma operação que deixou 29 mortos, incluindo 10 militares e 19 supostos criminosos, quando membros do Cartel de Sinaloa tentaram resgatar seu chefe. Garland elogiou “a bravura incrível” das forças de segurança americanas e mexicanas, bem como dos militares.

Guzmán já havia sido preso, em 17 de outubro de 2019, em Culiacán, mas foi libertado por ordem do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, que defendeu sua decisão afirmando que evitou um banho de sangue quando militares foram cercados por pessoas armadas.

Confira vídeos sobre o México:

Restos mortais de seres 'não humanos' são apresentados no Congresso do México

Restos mortais de seres ‘não humanos’ são apresentados no Congresso do México

Avião se parte e cai durante chá revelação no México

Avião se parte e cai durante chá revelação no México

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

uma-mulher-recebe-cura-e-caminha-apos-anos-presa-a-uma-cadeira-de-rodas

Gospel Prime

Uma mulher recebe cura e caminha após anos presa a uma cadeira de rodas

O evangelista Robby Dawkins compartilhou um testemunho sobre como uma mulher que estava confinada a uma cadeira de rodas por muitos anos foi curada. Dawkins tem o desejo de levantar líderes da igreja clandestina que possam trazer o poder transformador de Deus nos países mais perigosos da Terra. Recentemente, o evangelista viu um avanço ao unificar diferentes denominações cristãs. Em uma postagem, ele compartilhou que ele e outros ministros católicos […]

today16 de setembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%