G1 Santos

Micos-leões-dourados resgatados pelo governo brasileiro estão de quarentena e passam por exames: ‘não estão totalmente dourados’, diz diretora de Zoológico

today24 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

Do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, os micos-leões-dourados foram levados para o zoológico da cidade. Um deles recebeu medicação para dor porque um dente dele quebrou e teve que ser extraído.

Os veterinários contam que os animais se agitam quando alguém se aproxima e ainda estão comendo pouco.

“Eles estão muito assustados e eles estão meio desbotados. Eles não estão totalmente dourados, então a gente acredita que eles não estava em boas condições de alimentação”, relata Fernanda de Castro Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos.



Eles ficarão em quarentena durante 30 dias ano Zoológico de Guarulhos, passando por exames que serão analisadas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Somente no final do isolamento, o Ibama e o ICMBio vão determinar para qual centro de conservação os animais serão encaminhados.

Micos-leões-dourados resgatados no Suriname estão de quarentena e passam por exames — Foto: Reprodução/TV Globo

A operação: governo descobre que aves foram roubadas

A missão do governo brasileiro foi montada para repatriar 7 micos leões dourados e 29 araras azuis de Lear, mas ainda quando estavam no voo rumo ao Suriname, a equipe soube que somente 5 aves estavam sob a guarda do serviço florestal do Suriname. As outras 24 tinham sumido poucos antes da viagem de volta ao Brasil.

Os animais foram apreendidos pelo governo do Suriname no mês passado e, segundo o presidente do Ibama, a operação só foi realizada nessa semana porque o governo cumpriu prazos diplomáticos.

Araras-azuis em extinção são resgatadas pelo governo brasileiro no Suriname — Foto: Reprodução/TV Globo

As 5 araras azuis de Lear também chegaram estressadas a Cananéia, no Litoral Sul de São Paulo no começo da madrugada. As aves também terão que passar por uma quarentena na estação do ministério da agricultura que recebe animais vindo de outros países para evitar a propagação de doenças.

O destino final dos animais dependerá de exames clínicos, análises de origem e saúde, além da análise dos resultados finais das avaliações.

Tráfico de animais silvestres no Brasil

Rodrigo Agostinho afirma que os animais silvestres são alvo fácil dos traficantes de animais. Estima-se que 38 milhões de animais são levados das florestas brasileiras todos os anos.

“Eles acabam sendo comercializados ou acabam sendo esquentados em verdadeiros esquemas como se fossem animais de cativeiro e dali eles acabam sendo transportados, principalmente para países ricos. As pessoas precisam entender que animal silvestre precisa estar na natureza manter animal, silvestre sem autorização é crime”, comenta Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama.

O que dizem as autoridades?

O Ministério da Relações Exteriores do Brasil disse que está trabalhando junto com o governo do Suriname para colaborar nas investigações sobre o roubo das araras-azuis-de-lear.

A polícia local do Suriname afirmou que nenhum suspeito foi preso e que também investiga o caso.

Veja reportagem completa abaixo:

Grupo de araras e micos roubados e levados ilegalmente para fora do país volta ao Brasil

Grupo de araras e micos roubados e levados ilegalmente para fora do país volta ao Brasil




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

acidente-entre-caminhonete-e-um-caminhao-com-tijolos-deixa-tres-feridos-em-bertioga,-sp

G1 Santos

Acidente entre caminhonete e um caminhão com tijolos deixa três feridos em Bertioga, SP

Acidente aconteceu, na manhã desta quinta-feira (24), na rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego. Colisão entre caminhonete e um caminhão com tijolo deixa três pessoas feridas em Bertioga — Foto: Aconteceu em Bertioga Um colisão frontal entre uma caminhonete e um caminhão que transportava tijolo deixou três pessoas feridas, na manhã desta quinta-feira (24), na Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego, em Bertioga, no litoral de São Paulo. As vítimas foram socorridas […]

today24 de agosto de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%