G1 Mundo

Mike Pence, ex-vice de Donald Trump, presta depoimento na Justiça que pode complicar o ex-presidente

today28 de abril de 2023 3

Fundo
share close

A presença de Pence perante um grande júri em Washington DC é um marco na investigação do Departamento de Justiça e provavelmente garante aos promotores um relato importante, em primeira pessoa, sobre conversas e eventos nas semanas anteriores ao ataque do 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump invadiram o prédio do Congresso dos EUA.

O depoimento de Pence também tem implicações políticas significativas: Pence tem dado sinais de que vai entrar na corrida presidencial de 2024 e concorrer contra Trump, o favorito a vencer as prévias do Partido Republicano.

Trump não queria que Pence prestasse testemunho. O ex-presidente ainda tentou dar uma última cartada para evitar que isso acontecesse: houve um pedido feito a um tribunal federal para impedir o depoimento, mas a Justiça decidiu contra Trump.



Pence foi intimado a testemunhar no início deste ano, mas os advogados de Trump se opuseram, citando questões de privilégio executivo. Em março, um juiz recusou-se a impedir o comparecimento de Pence, embora tenha concordado com as reivindicações constitucionais do ex-vice-presidente de que ele não poderia ser forçado a responder a perguntas sobre qualquer coisa relacionada ao seu papel como presidente da certificação de votos do Senado em 6 de janeiro.

Mike Pence rejeita possibilidade de acionar 25ª emenda contra Trump

Mike Pence rejeita possibilidade de acionar 25ª emenda contra Trump

Pence deu indicações de que queria falar

“Vamos obedecer a lei, vamos dizer a verdade”, disse Pence em entrevista ao programa “Face the Nation” da CBS News, que foi ao ar no domingo. “E a história que contei ao povo americano em todo o país, a história que escrevi nas páginas do meu livro de memórias, essa será a história que contarei naquele cenário.”

Pence falou extensivamente sobre a campanha de pressão de Trump, instando-o a rejeitar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais nos dias que antecederam 6 de janeiro, incluindo em seu livro “So Help Me God”. Pence, como vice-presidente, tinha um papel cerimonial supervisionando a contagem dos votos do Colégio Eleitoral pelo Congresso, mas não tinha o poder de afetar os resultados, apesar da afirmação de Trump em contrário.

Pence, ex-governador e congressista de Indiana, disse que Trump colocou em perigo sua família e todos os outros que estavam no Capitólio naquele dia e a história o responsabilizará.

“Durante quatro anos, tivemos uma estreita relação de trabalho. Não acabou bem”, escreveu Pence, resumindo seu tempo na Casa Branca.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

campanha-de-prevencao-e-testagem-de-infeccao-sexualmente-transmissivel-sera-realizada-no-sabado-em-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Campanha de prevenção e testagem de infecção sexualmente transmissível será realizada no sábado em São Vicente, SP

Profissionais promoverão testes rápidos, orientações e distribuição de insumos de prevenção. Campanha de prevenção e testagem de infecção sexualmente transmissível será realizada no sábado em São Vicente, SP — Foto: Divulgação A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, vai promover no sábado (29), a Campanha de Prevenção e Testagem de Infecção Sexualmente Transmissível (IST/HIV). A ação será realizada das 10h às 16h, na Rua Ibrahin Abdalla Set […]

today28 de abril de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%