G1 Mundo

Milhares de pessoas protestam em frente à embaixada francesa na capital do Níger

today30 de julho de 2023 6

share close

Grupo pedia o fim do imperialismo, gritavam palavras de ordem contra a França e apoiavam golpe militar que colocou Abdourahamane Tiani no poder.


Manifestantes com cartazes “Abaixo a França” na frente da embaixada francesa na capital do Níger, Niamei — Foto: Souleymane Ag Anara/REUTERS



Milhares de pessoas se manifestaram neste domingo (30) em frente à embaixada francesa em Niamey, capital do Níger, em apoio ao golpe militar que derrubou o presidente eleito Mohamed Bazoum.

Enquanto alguns dos manifestantes insistiam em entrar na embaixada, até escalando os muros dela, outros arrancaram a placa “Embaixada da França no Níger” e a pisotearam, antes de substituí-la por bandeiras da Rússia e do Níger.

“Abaixo a França!” e “Abaixo o imperialismo” eram alguns dos gritos entoados pelos manifestantes. A manifestação ocorre quatro dias depois do golpe militar perpetrado pelo general Abdourahamane Tiani, chefe da poderosa guarda presidencial, que se autoproclamou o novo líder do país.

Tiani justificou o golpe pela “deterioração da situação de segurança” no país africano, assolado pela violência de grupos jihadistas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Corpo de brasileiro morto nos EUA a tiros chega a SP um mês após o crime para velório e enterro: ‘Hoje encerra o ciclo’, diz mãe

O translado do corpo do jovem para o Brasil foi liberado na última sexta-feira (28). Com a chegada ao país de origem, parentes e amigos poderão se despedir em uma cerimônia no Cemitério do Carmo, em Itaquera, na Zona Leste da capital. “Acredito que hoje encerra o ciclo. Estamos muito angustiados”, diz a mãe Isabel Martines. O velório está previsto para às 14h, seguido do enterro, às 17h. Mãe aguarda há quase um mês pela liberação do corpo do filho […]

today30 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%