G1 Mundo

Milionário britânico pede em Davos para pagar mais impostos

today19 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

Em entrevista à AFP no Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), Phil White expressou preocupação com o fato de os ricos terem enriquecido ainda mais, enquanto a maior parte da população sofreu durante a pandemia de covid-19 e os preços dos alimentos e da energia dispararam.

“Estou muito feliz de pagar mais impostos, quero que meu governo taxe a mim e pessoas como eu”, disse White, um dos mais de 200 “milionários patriotas” de 13 países que estão enviando a mesma mensagem ao mundo e à elite política reunida na cidade suíça de Davos para o fórum anual.

“Deveríamos reduzir os níveis de riqueza”, afirmou White. “E os governos deveriam tributar a riqueza para reduzir as desigualdades”, acrescentou.



No Twitter, o grupo Milionários Patriotas postou os super-ricos Phil White e Marlene Engelhorn segurando a carta aberta com o pedido de tributação dos donos de grandes fortunas.

“A história das últimas 5 décadas é uma história de riqueza fluindo para lugar nenhum, exceto para cima. A solução é simples. Vocês, nossos representantes globais, têm que tributar a nós, os ultrar-ricos, agora”, diz a postagem.

Entre os milionários que enviaram uma carta aberta na quarta-feira (18) estão “pessoas que herdaram, pessoas que trabalharam, empresários, comerciantes, toda uma mistura de origens”, segundo White, um engenheiro que disse não ter herdado sua fortuna, mas trabalhado duro e ficado “rico” quando ele e seus sócios venderam sua empresa de consultoria para acionistas privados.

“Tributem os ultra-ricos e façam isso agora. É economia simples e de bom senso. É um investimento no nosso bem comum e num futuro melhor que todos merecemos e, como milionários, queremos fazer esse investimento”, diz um trecho da carta.

“Nos primeiros dois anos da pandemia, os 10 homens mais ricos do mundo dobraram sua riqueza, enquanto 99% das pessoas viram sua renda cair. Bilionários e milionários viram sua riqueza crescer em trilhões de dólares, enquanto o custo de uma vida simples agora está paralisando famílias comuns em todo o mundo”, diz outro trecho.

O grupo inclui pessoas como o ator americano Mark Ruffalo, que interpretou o papel de Hulk nos filmes da Marvel, e Abigail Disney, uma das herdeiras do império Disney.

A Oxfam informou em seu relatório que, desde 2020, o 1% mais rico da população mundial acumulou quase dois terços de toda a riqueza mundial – seis vezes mais do que os 7 bilhões de pessoas que compõem os 90% mais pobres da humanidade.

Phil White garante que o aumento dos impostos poderia começar com 1% ou 2% ao ano sobre fortunas de quatro ou cinco milhões.

“Não é uma quantia enorme de dinheiro. Com o tempo, isso começaria a corroer essa riqueza extrema e esperamos que volte a unir a sociedade”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

10m²-em-sp-por-r$-200-mil,-casa-mais-estreita-de-londres,-3m²-na-coreia-do-sul:-como-e-morar-em-pouco-espaco-nas-grandes-cidades

G1 Mundo

10m² em SP por R$ 200 mil, casa mais estreita de Londres, 3m² na Coreia do Sul: como é morar em pouco espaço nas grandes cidades

Um levantamento de 2022 do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) apontou um crescimento na oferta de apartamentos de até 30m² na capital paulista, maior metrópole brasileira. Em 2016, nos cinco primeiros meses do ano, foram lançados 30 imóveis desta categoria na cidade. No mesmo período de 2022, o número saltou para 5.066. Veja abaixo como é viver […]

today19 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%