G1 Mundo

Mina ilegal desaba na Venezuela e deixa mortos e feridos

today21 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

O desmoronamento ocorreu na tarde de terça, quando cerca de 200 mineiros trabalhavam na mina, localizada no município de Angostura, estado de Bolívar, a cerca de 460 quilômetros da capital Caracas. Segundo a agência de notícias Associated Press, o acidente deixou mortos, feridos e trabalhadores presos nos escombros.

Conhecida como “Bulla Loca”, a mina é acessível apenas após horas de viagem em pequenas embarcações. Devido à dificuldade das equipes de resgate chegarem ao local, ainda não foi possível fazer um balanço de vítimas do colapso da mina, segundo o Ministério da Comunicação da Venezuela.

O prefeito de Angostura, Yorgi Arciniega, disse na terça à noite que planejava levar “cerca de 30 caixões” para La Paragua, a comunidade mais próxima da mina, mas não confirmou o número de mortos.



Segundo a AFP, inicialmente o governo regional anunciou apenas duas mortes e dois feridos. Entretanto, o prefeito Yorgi Arciniega informou à AFP que que ainda não há um número exato de vítimas, devido à natureza complexa da área e à situação confusa, mas disse que “fala-se em 25 mortos e 15 feridos”.

“A Força Armada Nacional Bolivariana, bombeiros da Defesa Civil e órgãos de segurança cidadã estão embarcando para nos deslocarmos até a região por via aérea e fazer uma avaliação real da situação”, informou à AFP o secretário de Segurança Cidadã de Bolívar, Édgar Colina Reyes. Uma equipe de resgate procedente de Caracas também se dirige ao local para ajudar nas buscas.

A região de Angostura é de difícil acesso, repleta de pequenos lagos, pântanos e rios importantes como o Caroní, que abastece Guri, o maior complexo hidrelétrico do país.

Na Venezuela, proliferam minas de ouro, cobre, diamantes e outros metais preciosos, mas em muitas delas os trabalhadores realizam suas atividades em condições precárias de segurança.

Região de garimpos e desabamentos

Colapso de mina em 6 de dezembro de 2023 no sul da Venezuela deixa ao menos 12 mortos. — Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Cidadã de Bolívar

Bolívar é um estado mineiro. Na região fica o Arco Mineiro do Orinoco, uma área de 112.000 km² com grandes reservas de ouro, diamantes, ferro, bauxita, quartzo e coltan, que abrange uma parte da Amazônia.

A faixa é explorada pelo governo, mas também por grupos ilegais e criminosos.

Segundo a ONG Provea, na região mineira da Venezuela também trabalham crianças e mulheres por “longas e extenuantes horas” sem equipamento de proteção e em condições inseguras.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

rei-charles-disse-que-chorou-com-mensagens-de-apoio-apos-diagnostico-de-cancer

G1 Mundo

Rei Charles disse que chorou com mensagens de apoio após diagnóstico de câncer

Em seu primeiro encontro com o primeiro-ministro Rishi Sunak após o diagnóstico, Charles falou sobre as mensagens que recebeu. Rei Charles III está com câncer, diz Palácio de Buckingham O rei Charles III do Reino Unido afirmou nesta quarta-feira (21) ao primeiro-ministro Rishi Sunak que ele ficou emocionado com as mensagens de incentivo após a divulgação do diagnóstico de câncer. No começo de fevereiro, o Palácio de Buckingham afirmou que […]

today21 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%