G1 Santos

Ministério de Portos e Aeroportos define datas de audiências públicas sobre o túnel Santos-Guarujá; veja como participar

today5 de abril de 2024 2

Fundo
share close

Sessões acontecem em abril em Santos, em Guarujá e na Autoridade Portuária de Santos (APS).


Audiência servirá para que a ARTESP colha sugestões e contribuições para o projeto do Túnel Santos-Guarujá — Foto: Autoridade Portuária de Santos



O Ministério de Portos e Aeroportos definiu três datas para a audiência pública sobre o Projeto de Concessão Patrocinada do Túnel SantosGuarujá. As sessões acontecem dia 17, 18 e 19 de abril em Santos, em Guarujá e na Autoridade Portuária de Santos (APS), respectivamente, no litoral de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas até dia 15, por meio de formulários (confira abaixo).

A audiência servirá para que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) colha sugestões e contribuições para o projeto centenário avaliado em R$ 6 bilhões. Qualquer cidadão interessado pode realizar o cadastro para participar das sessões.

  • Dia 17

    Local: Associação Comercial – Rua 15 de Novembro, 137, Centro Histórico

    Horário: às 9h

    Inscreva-se por meio deste formulário

  • Dia 18

    Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira, na Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba

    Horário: às 9h

    Inscreva-se por meio deste formulário

  • Dia 19

    Local: Autoridade Portuária de Santos (APS) – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, Macuco

    Horário: às 9h

    Inscreva-se por meio deste formulário

Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá — Foto: Reprodução/Vou de Túnel

A obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem investimento estimado em R$ 5,8 bilhões. Os aportes financeiros para tirar o projeto do papel serão feitos pelo Governo Federal e Governo de São Paulo. Cada parte arcará com 50% do valor previsto.

A túnel terá 860 metros de extensão e tem como objetivo melhorar o fluxo de pessoas entre as duas cidades. Aproximadamente 78 mil fazem a travessia de balsas todos os dias, o que também interfere na movimentação de embarcações pelo canal do porto.

O túnel chegará à região em blocos pré-moldados que serão acomodados em uma área escavada no canal do estuário. O trabalho precisa ser feito para manter o calado do porto e não prejudicar a navegabilidade.

O tempo estimado para a travessia de veículos pelo túnel submerso será de pouco mais de um minuto e meio. A previsão é que aproximadamente 150 mil passem pelo local diariamente.

Atualmente, algo em torno de 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá todos os dias. Os trajetos podem levar de 20 minutos a duas horas.

O túnel também contará com área para circulação gratuita de pedestres e ciclistas. Os motoristas vão pagar pedágio e terão à disposição seis pistas, sendo três em cada direção. O projeto também prevê a possibilidade de instalar linhas para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

venezuela-vai-invadir-essequibo?-o-que-acontece-agora-em-territorio-disputado-na-guiana

G1 Mundo

Venezuela vai invadir Essequibo? O que acontece agora em território disputado na Guiana

Essa é uma região rica em petróleo e outros minerais atualmente controlada pela Guiana e alvo de uma disputa de mais de um século de duração entre os dois países. A lei determina, entre outras coisas, que o poder sobre Essequibo deverá ser exercido pelo presidente da Venezuela até que o governador e parlamentares do novo Estado sejam escolhidos. A lei também proíbe a impressão do mapa da Venezuela sem […]

today5 de abril de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%