G1 Santos

Ministério Público pede explicações à prefeitura sobre ‘lixão a céu aberto’ próximo a rio no litoral de SP

today7 de dezembro de 2023 7

Fundo
share close

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu explicações à Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, sobre a criação de um “lixão a céu aberto” a poucos metros do Rio Barreiros, no bairro Vila Margarida. Segundo apurado pelo g1, nesta quinta-feira (7), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deu 180 dias para a administração municipal eliminar os resíduos do local.

O acúmulo de detritos tira a paz dos vicentinos há mais de um mês. Material sólido, entulho, plásticos, pneus, espumas e até lixo comum são alguns dos itens empilhados no trecho, situado próximo ao Canal do Barreiros. Moradores ouvidos pelo advogado Rui Elizeu, que enviou a notícia de fato ao MP, manifestaram receio, inclusive, pela iminente contaminação das águas.

Segundo os autos, obtidos pelo g1, o advogado recebeu a informação sobre o lixão no dia 23 de outubro. Além de mencionar a “forte degradação ambiental e visual”, ele avaliou que a situação é “triste e degradante, pois o Centro Náutico que ali funcionava outrora era um projeto que elevava o esporte, a educação e o turismo na cidade”.



Tendo em vista a solicitação, o órgão estadual oficiou a Polícia Ambiental e a Cetesb pedindo informações e fiscalização para apurar se houve infração ambiental. Além disso, solicitou informações à prefeitura no prazo de 10 dias.

A Cetesb fez vistoria técnica no local e constatou que “os resíduos depositados na área não devem trazer danos ao meio ambiente, entretanto a disposição no local é irregular e passível de penalização por infração ambiental”. Isto é, o local recebia lixo clandestinamente e sem licenciamento.

Diante do caso, a companhia emitiu um auto de infração por disposição irregular no solo com exigências técnicas de paralisação imediata de deposição e prazo de 180 dias para a limpeza da área e a retirada dos resíduos.

Em contato com o g1, Rui Elizeu afirmou que a Polícia Ambiental disse não ter encontrado indícios de desmatamento.

Segundo a CETESB, “não foram visualizados resíduos domiciliares ou resíduos passíveis de contaminação de solo ou águas”. — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Prefeitura deve retirar lixo

A Cetesb exigiu que a Prefeitura de São Vicente devolva à área as condições ambientais prévias. O uso desse ou qualquer outro terreno para disposição de resíduos similares só poderá ocorrer se forem cumpridos os procedimentos definidos na Resolução SMA 56, que dita sobre o licenciamento das atividades ambientais.

Em nota ao g1, a companhia informou que aguarda o cumprimento da exigência para regularização da área dentro do prazo de 180 dias. O pedido foi realizado em 23 de novembro.

A reportagem contatou a Polícia Militar, o Ministério Público de São Paulo e a Prefeitura de São Vicente, mas ainda não obteve retorno.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-189-vagas-de-emprego-nesta sexta-feira-(8)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 189 vagas de emprego nesta sexta-feira (8)

Abaixo, veja as exigências de cada vaga e como concorrer 40 vagas – Pintor Industrial Experiência comprovada em Carteira de Trabalho Escolaridade: Ensino Fundamental 20 vagas – Operador de Loja (Temporário) Experiência não exigida Escolaridade: Ensino Fundamental  15 vagas – Mecânico de Refrigeração Experiência na função Escolaridade: Ensino Fundamental 15 vagas – Motorista Experiência na função Escolaridade: Ensino Fundamental Observação: Possuir CNH D 15 vagas – Operador de Caixa Experiência na função Escolaridade: Ensino Médio 15 vagas […]

today7 de dezembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%