Prefeitura de Guarujá

Ministro anuncia ordem de serviço para obras do Aeroporto para dezembro

today24 de novembro de 2023 7

Fundo
share close

Anúncio foi feito durante o Summit Antaq 2023, na quinta-feira (23)

“O aeroporto de Guarujá vai sair”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o Summit Antaq 2023, evento promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários e Grupo Tribuna, na quinta-feira (23). Ao cumprimentar o prefeito de Guarujá, o representante do Governo Federal anunciou que a ordem de serviço da primeira fase das obras do empreendimento viário sairá em dezembro.

A segunda edição do evento reuniu diversas autoridades civis e militares no terminal da empresa Eldorado Celulose, para discutir sustentabilidade e inovação no Porto. Antes de iniciar o primeiro painel, o ministro acenou ao chefe do executivo de Guarujá e reforçou que retornaria à Cidade no próximo mês para tratar do tema.

“É com enorme satisfação que vejo esse sonho se tornando realidade. A população da Baixada Santista espera por esse equipamento há muitos anos. Um empreendimento que mudará a economia local e trará grandes investimentos para a Região, potencializando ainda mais o turismo. Com a expedição para o início das obras, daremos outro importante passo”, ressalta o prefeito de Guarujá.

Obras



As intervenções do Aeroporto Civil Metropolitano compreendem pista e cercamento, necessárias para essa etapa inicial. Trata-se de reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras. Após a execução dos serviços, conclui-se a implantação da primeira fase, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

“O prazo de execução dessa etapa é de seis meses, com investimentos de R$ 21,3 milhões. Posteriormente, vamos lançar um novo edital para as obras do terminal de passageiros”, explica o secretário municipal de Infraestrutura e Obras.

Licitação

No último dia 13, a Prefeitura realizou a abertura dos envelopes para a licitação das obras. Neste momento, é realizada a análise de todas as planilhas envolvidas na disputa, pelo Grupo de Trabalho de Licitação, para que seja escolhido o melhor orçamento.

Túnel

Durante o evento, o ministro também ressaltou que as obras da ligação seca entre Santos e Guarujá estão previstas para o primeiro semestre de 2024. “Ontem, estive reunido com o governador Tarcísio de Freitas e reforçamos o nosso compromisso com a Baixada Santista. O túnel sairá no ano que vem”, assegurou.

Orçada em R$ 5,8 bilhões, a obra deve ser licitada no próximo ano e a previsão de entrega é para 2028. Recentemente, o Governo Federal, representado pela Casa Civil, incluiu recursos para a concretização da ligação seca no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e anunciou sua viabilização por meio de Parceria Público Privada (PPP). Será uma parceria entre União e Governo do Estado, com concessão à iniciativa privada, por meio do Programa de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

atletas-representam-guaruja-nos-jogos-parapan-americanos-de-santiago

Prefeitura de Guarujá

Atletas representam Guarujá nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago

Guarujá foi representado por dois atletas e um técnico nos Jogos Parapan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile, de 17 de novembro até domingo (26). Na classe BC4 da bocha, o atleta André Martins Costa representou o Município ganhando um de três jogos. Já o atleta do Município João Batista de Araújo joga pela Seleção Brasileira de Futebol PC (Paralisia Cerebral), na qual o time conquistou sua quarta vitória e garantiu vaga na final […]

today24 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%