Prefeitura de Guarujá

Ministro garante Aeroporto de Guarujá e obras da ligação seca

today27 de junho de 2023 11

Fundo
share close

Evento discutiu projetos estratégicos para o futuro de Guarujá; o prefeito da Cidade participou ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e demais autoridades

Dois importantes projetos estratégicos para Guarujá e Região começam a se tornar realidade. O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá e a ligação seca do Município a Santos foram destacados como prioridades para o Governo Federal em anúncio do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, ao prefeito e aos participantes do “Summit Guarujá – Olhar para o Futuro”, na última segunda-feira (26). O evento, realizado pelo Grupo Tribuna, debateu projetos estratégicos para o desenvolvimento da Pérola do Atlântico.

O prefeito de Guarujá participou do painel “Conectividade e Mobilidade”, ao lado do ministro, do presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Adalberto Ferreira.

O prefeito pontuou que a pauta do Summit trouxe o tema “Olhar para o futuro” e que o planejamento norteia as ações da Administração Municipal para o desenvolvimento sustentável da Cidade. O chefe do Executivo abordou projetos estruturantes para a Cidade, como o Aeroporto, a ligação seca, a revisão do Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

“O planejamento para o futuro de Guarujá alia forças como a União, o Estado e o Município, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada para sermos geradores de oportunidades, emprego e renda para a Cidade. Guarujá tem um potencial turístico maravilhoso, além de grande capacidade de expansão portuária e retroportuária que, com o aeroporto, vamos gerar ainda mais oportunidades à população, principalmente por termos, neste momento, o apoio e total empenho do ministro Márcio”, ressaltou o prefeito.



“Aceitei ser ministro para fazer o túnel (ligação seca) e o aeroporto (de Guarujá). Não são obras simples, mas precisam ser iniciadas. Eu disse ao presidente Lula que ele tem uma dívida com a nossa Região, ao qual o Brasil deve muito, e Guarujá está na boca do gol”, frisou o ministro.

Quanto à ligação seca, mesmo sendo um desafio por não existir engenharia deste tipo no País, o ministro avistou novidades para o ano que vem. “Daremos a ordem de serviço em 2024 para início das primeiras obras”, destacou.

“Depois da Rodovia dos Imigrantes, a obra mais importante para a mobilidade urbana de toda a Baixada Santista é, sem dúvida, o aeroporto”, acrescentou o presidente da Abear no decorrer da plenária.

Prefeito reivindica segunda fase da Perimetral

Durante o evento, o prefeito de Guarujá colocou que, desde 2017, trabalha focado em prol do desenvolvimento econômico da Cidade. Para ele, a somatória de esforços se faz imprescindível para que o aeroporto e a ligação seca avancem.

Sobre o túnel ligando Guarujá a Santos, o chefe do executivo guarujaense falou que o projeto deve vir acompanhado das obras da segunda fase da Perimetral, em Guarujá. “A ligação seca é fundamental para nossa Cidade e Região, mas a nova etapa da Perimetral precisa acontecer para que possamos segregar o trânsito de cargas e de veículos”, afirmou ele, referindo-se ao desafio da mobilidade urbana citando, por exemplo, as travessias de balsas e barcas, que transportam mais de 35 mil passageiros diariamente.

Edital do Aeroporto

Nesta sexta-feira (30), aniversário de 89 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, a Prefeitura de Guarujá lança o edital das obras de infraestrutura, que compreende pista e cercamento, necessárias para a primeira fase de implantação do Aeroporto Civil Metropolitano. A cerimônia de assinatura tem início às 10h30, no auditório da Base Aérea, na Avenida Castelo Branco, s/nº – Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho.

Revisão do Plano Diretor e Obras pela Cidade também são destaques

O novo olhar sobre a revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação de Solo de Guarujá também foi abordado no evento, a fim de convidar todos os participantes para enviarem suas sugestões sobre o assunto. No novo material, aspectos como o cuidado com o meio ambiente também se destacaram durante a apresentação realizada pela secretária municipal de Planejamento.

A nova proposta realizada pela Prefeitura pode ser consultada por toda a população no link www.guaruja.sp.gov.br/planodiretor2021/. Também é possível enviar sugestões até o dia 6 de julho. O novo material foi pensado com uma linguagem urbanística moderna e com o cuidado de ter como base outros planos já vigentes e que são modelos bem sucedidos.

As principais, entre mais de 380 obras realizadas de 2017 a junho deste ano, também foram mostradas ao público em uma apresentação feita pelo secretário de Infraestrutura e Obras de Guarujá. Ele mostrou a atenção com o futuro por meio de diversas obras realizadas atualmente, como intervenções e melhorias em Vicente de Carvalho, visando à implantação do Aeroporto e da segunda fase da Perimetral.

Os secretários também participaram de um painel sobre as perspectivas para a Cidade ao lado do deputado estadual Caio França e do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá, Henrique Menin.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Giovanna Brito

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘festival-o-futuro-nos-tatames’-reune-mais-de-3-mil-participantes-no-ginasio-guaibe

Prefeitura de Guarujá

‘Festival O Futuro Nos Tatames’ reúne mais de 3 mil participantes no Ginásio Guaibê

O objetivo do festival foi mostrar ao público presente, a importância de lutas como jiu-jítsu, judô e caratê No último domingo (25), 450 atletas e mais de 2.600  participantes prestigiaram o II Festival ‘O Futuro Nos Tatames’, que aconteceu no Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê), em Guarujá. O evento foi organizado pela Associação Formando Cidadão, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Guarujá (Sel) e aberto ao público. O objetivo do festival […]

today27 de junho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%