G1 Santos

Ministro Márcio França entrega obra de recuperação da Ponte de Inspeção Naval em Santos, SP

today28 de agosto de 2023 10

Fundo
share close

A obra de recuperação da Ponte de Inspeção Naval (PIN), em Santos, no litoral de São Paulo, foi entregue nesta segunda-feira (28) em um evento com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), na Ponta da Praia. O local abrigará o Centro de Controle de Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações do Porto de Santos.

De acordo com o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o espaço era usado para abrigar uma base avançada da Guarda Portuária.

Antes da reforma, segundo Pomini, o local não tinha condições de receber o Centro de Controle, conhecido também como VTMIS (sigla para Vessel Traffic Management Information System, em inglês).



Segundo a APS, a diretoria de Operações está tomando as providências necessárias para que o VTMIS se torne realidade. O centro será responsável pela implantação do sistema de gerenciamento do tráfego de navios no cais.

Haverá quatro torres de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos, permitindo completa visão do Porto. A área de varredura do sistema de monitoramento abrangerá as regiões de fundeio até o Terminal da Usiminas.

Em cada torre haverá um radar, uma câmera inteligente e um transponder para a coleta de dados das embarcações. Além de poderem fazer com que os navios aproveitem mais a capacidade de carga, os equipamentos permitirão que a APS ofereça mais segurança e eficiência aos operadores e armadores.

Ainda de acordo com a APS, o VTMIS também irá auxiliar no controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência. Os dados de uma estação meteorológica e um marégrafo irão orientar os navios a estimar, de forma mais precisa, a profundidade de cada berço do cais para o momento da atracação.

“É assim que estamos trabalhando, cumprindo as metas e mostrando resultados conforme orientação do presidente Lula”, disse França no evento que também contou com a presença do prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB) e representantes de sindicatos do setor portuário.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

46-tiros-atingiram-15-dos-23-mortos-na-operacao-escudo-na-baixada-santista-em-um-mes,-apontam-laudos

G1 Santos

46 tiros atingiram 15 dos 23 mortos na Operação Escudo na Baixada Santista em um mês, apontam laudos

600 homens e mulheres, de diferentes batalhões do estado de São Paulo, se revezam 24 horas por dia no policiamento das ruas da baixada. O efetivo extra faz parte da operação que começou depois do assassinato do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, durante patrulhamento na comunidade Vila Júlia, no Guarujá, no dia 27 de julho. Mesmo depois da prisão de três suspeitos pela morte do soldado, o governador Tarcísio […]

today28 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%