G1 Mundo

Missão lunar russa fracassa após colisão de sonda

today20 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

A Roskosmos, a agência espacial estatal russa, disse que perdeu contato com a nave após a sonda ter sido colocada na órbita de pré-pouso no sábado (19).

“O aparelho entrou em uma órbita imprevisível e deixou de existir como resultado de uma colisão com a superfície da Lua”, informou a Roskosmos em um comunicado.

“Durante a operação, ocorreu uma situação anormal abordo da estação automática, que não permitiu que a manobra fosse realizada com os parâmetros especificados”, disse a agência.



O fracasso da missão sublinha o declínio do poder espacial da Rússia desde seus dias de glória da Guerra Fria, quando Moscou foi o primeiro a lançar um satélite para orbitar a Terra – o Sputnik 1, em 1957 – e o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a viajar para o espaço em 1961.

A Rússia não tentava realizar uma missão lunar desde a Luna-24 em 1976, quando Leonid Brezhnev comandava o Kremlin.

O plano era que a Luna-25 realizasse um pouso suave no polo sul da Lua nesta segunda-feira, de acordo com autoridades espaciais russas.

O polo sul lunar é de especial interesse para os cientistas, que acreditam que as crateras polares permanentemente sombreadas podem conter água. A água congelada nas rochas poderia ser transformada por futuros exploradores em ar e combustível para foguetes.

A Rússia concorre contra a Índia, cuja espaçonave Chandrayaan-3 está programada para pousar no polo sul da Lua nesta semana, e, de forma mais ampla, contra a China e os Estados Unidos, que têm ambições lunares mais avançadas.

“Durante a operação, ocorreu uma situação anormal a bordo da estação automática, que não permitiu que a manobra fosse realizada com os parâmetros especificados”, disse a Roskosmos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-historia-do-extraordinario-damanhur,-o-maior-templo-subterraneo-do-mundo

G1 Mundo

A história do extraordinário Damanhur, o maior templo subterrâneo do mundo

O objetivo era construir o maior templo subterrâneo do mundo. E, de fato, quando terminaram, anos depois, o que haviam feito era impressionante. Nove templos ornamentados, distribuídos em cinco níveis diferentes, conectados por centenas de metros de túneis, construídos como um livro tridimensional que conta a história da humanidade por meio de diversas formas de arte. Tudo isso sob a terra. Essa catedral é conhecida como os Templos da Humanidade. […]

today20 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%