G1 Santos

Mongaguá e Praia Grande divulgam números de desabrigados após temporal

today8 de março de 2024 12

Fundo
share close

Por volta de 10h da manhã desta sexta-feira (8), a prefeitura informou um volume de chuva de 381 mm em 72 horas. De acordo com a administração municipal, a alta do Rio Mongaguá colapsou o sistema de drenagem do centro da cidade e agravou a situação.

“A precipitação intensa, juntamente com a alta da maré, que causou ondas de 3 metros, causou diversos pontos e alagamento, principalmente nos bairros Vila Nova, Vila São Paulo, Centro, Pedreira”, disse a prefeitura, em nota.

Quem precisou deixar suas casas temporariamente por causa da água foi direcionado ao Ginásio de Esportes Arturzão, no bairro Agenor de Campos. O abrigo foi aberto em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social.



Mongaguá, SP, registra volume de chuva histórico

Mongaguá, SP, registra volume de chuva histórico

O número de famílias afetadas pelo isolamento e interdição das casas no Jardim Alice, no Bairro Cidade da Criança, ainda não está fechado. No local, a prefeitura montou uma base para agrupar informações e atender os moradores.

Segundo a Secretaria de Habitação (Sehab), ao menos 49 famílias se cadastraram para receber ajuda da prefeitura, como um auxílio-aluguel que ainda será definido. A pasta realiza um levantamento para apontar se há mais pessoas necessitadas.

Já a Secretaria de Assistência Social (Seas) mantém equipes no local para auxiliar os moradores que precisem de alimentos, roupas ou itens de higiene. Nesse caso, o número de famílias chegou a 53.

Rua Lorenzo Fernandes Parque das Américas, em Praia Grande (SP), na manhã desta quinta-feira (7) — Foto: André Ferreira

A Escola Municipal Cidade da Criança está funcionando como abrigo, mas nenhuma família precisou se dirigir ao local. Por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a prefeitura lançou uma campanha de arrecadação de móveis, roupa de cama, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal.

As empresas interessadas em doar eletrodomésticos e demais itens devem entrar em contato com a Seas no telefone (13) 3496-5001. Já para as doações de materiais como roupas, os moradores podem entregar os itens em qualquer uma das 78 escolas municipais.

Nas demais cidades da Baixada Santista, não há registro de desalojados ou desabrigados. Apesar disso, há mobilização geral devido aos temporais.

Em São Vicente, o Fundo Social de Solidariedade também lançou uma campanha de arrecadação de roupas e itens de higiene para as famílias afetadas pelo temporal.

As doações podem ser feitas das 9h às 17h, nos seguintes locais:

  • Fundo Social (Rua Benedito Calixto, 205, bairro Boa Vista);
  • Subsede do Fundo Social (Avenida Dep. Ulisses Guimarães, 181, bairro Jardim Rio Branco);
  • Paço Municipal (Frei Gaspar, 384, Centro).

A equipe de reportagem entrou em contato com os municípios e atualizará a matéria caso surjam novas informações.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-apresenta-proposta-do-plano-diretor-e-luos-na-camara-municipal

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura apresenta proposta do Plano Diretor e Luos na Câmara Municipal

Material atualizado contém alterações acolhidas pelo grupo técnico do Plano Diretor, após mais de 50 reuniões e quatro audiências públicas em 2023; agora, seguirá para a votação dos vereadores A Câmara de Guarujá realizou, nestas terça (5) e quarta-feira (6), duas audiências públicas sobre a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). O corpo técnico do Plano Diretor foi convidado a participar […]

today8 de março de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%