G1 Santos

Morador de rua é resgatado após apresentar sintomas de hipotermia em noite fria no litoral de SP; VÍDEO

today15 de junho de 2023 13

Fundo
share close

Um morador de rua que apresentava sintomas de hipotermia [queda da temperatura corporal] foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mongaguá, no litoral de São Paulo, e está em observação no Pronto-Socorro Central da cidade. Em imagens, obtidas pelo g1, é possível observar o morador se contorcendo de frio e tendo espasmos (assista no vídeo acima).

Ao g1, o socorrista condutor do Samu que atendeu a ocorrência, Rodrigo Caciatore, disse que a equipe foi acionada na terça-feira (13) por uma mulher. Ela observou o sofrimento do morador de rua, que persistiu mesmo após ela dar chá quente e roupas secas para ele. “Após o acionamento via 192, chegamos em quatro minutos”, disse.

O morador em situação de rua estava em um colchão molhado no asfalto do bairro Vera Cruz. O socorrista conta que, ao chegar no local, o paciente foi envolvido com uma manta térmica e acalmado, por estar nervoso e confuso.



Na sequência, a técnica em enfermagem Paula Martins, do Samu, fez exames básicos para averiguar se o paciente apresentava outros problemas de saúde, mas nada foi encontrado.

Morador de rua é resgatado após apresentar sintomas de hipotermia em noite fria no litoral de SP — Foto: Reprodução/Mongaguá Litoral

O paciente foi encaminhado ao Pronto Socorro Central de Mongaguá, onde recebeu o restante do atendimento médico, um banho quente e roupas novas. Segundo a prefeitura, ele segue em observação na unidade de saúde e, quando receber alta, será convidado a se instalar no Centro de Acolhida Noturno Emergencial de Inverno Municipal (Caneim).

Caciatore disse que, em dias frios, não é incomum o Samu ser acionado para atender moradores de rua em hipotermia. “O nosso serviço é humanização e acolhimento, independente da situação da pessoa. Não temos distinções. A gente faz esse trabalho com o maior orgulho”, afirmou.

A Prefeitura de Mongaguá explicou que o Caneim foi elaborado para garantir que os acolhidos passem por épocas de frio em condições adequadas. O serviço iniciou os trabalhos de buscas ativas, acolhimentos e apoio às pessoas em situação de rua que optam por não serem acolhidos pelo Centro. Segundo a administração, as pessoas recebem visitas de equipes técnicas, alimentação, meias e mantas para evitar que sintam frio, ainda que na rua.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

batistas-do-sul-rejeitam-mulheres-pastoras-e-confirmam-expulsao-de-igreja

Gospel Prime

Batistas do Sul rejeitam mulheres pastoras e confirmam expulsão de igreja

Mensageiros da Convenção Batista do Sul votaram a favor de uma medida para impedir que as mulheres sirvam como “pastoras de qualquer tipo”, levando a denominação um passo mais perto de solidificar a regra como estatuto. De acordo com The Christian Post, a proposta de emenda à constituição da SBC, liderada pelo pastor Mike Law, da Igreja Batista de Arlington, na Virgínia, foi aprovada na quarta-feira à tarde, após votação […]

today15 de junho de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%