G1 Santos

Moradores acusam PM de torturar e tentar matar homem afogado no mangue durante operação; VÍDEO

today20 de janeiro de 2023 20

Fundo
share close

Um homem morreu e dois ficaram feridos após uma ação da Polícia Militar no Caminho São José, em Santos, no litoral de São Paulo. Os moradores da comunidade, ouvidos pelo g1 nesta sexta-feira (20), afirmam que os policiais militares agiram de forma violenta e tentaram afogar um homem dentro do Rio Bugre. A reportagem teve acesso a imagens, feitas por moradores, que mostram a ação dos policiais dentro do mangue (veja o vídeo acima).

A ação teve início próximo ao canal da Avenida Hugo Maia, na Zona Noroeste da cidade. Cerca de 10 viaturas do Batalhão de Ações Especiais (BAEP) estiveram no local. Segundo a Polícia Militar, as autoridades estavam fazendo buscas. Quando entraram na comunidade, homens armados dispararam contra os policiais e, na sequência, correram em direção ao mangue para tentar fugir.

A movimentação dos policiais foi filmada pelos moradores. Segundo testemunhas, que preferiram não se identificar, eles teriam atuado de forma violenta. O g1 teve acesso as imagens que mostram os policiais militares fazendo buscas dentro do Rio do Bugre, uma área de mangue, que separa a cidade de Santos e São Vicente.



Ação da Polícia Militar em comunidade de Santos assusta moradores — Foto: Arquivo Pessoal

As imagens mostram um policial usando um objeto comprido e pressionando em direção ao fundo do mangue. Os moradores disseram ao g1 que o PM, neste momento, tentava manter um indivíduo mais tempo embaixo d’água. “Nós que moramos aqui nessas casas ao redor do mangue começamos a gritar pedindo para ele [policial] parar”, disse uma testemunha.

Outro vídeo, também feito por uma moradora da comunidade, mostra outro momento da ação policial. Nas imagens, é possível ver dois homens dentro do rio, sem camisa e levantando a mão, como se estivessem se rendendo aos policiais. A moradora diz, no vídeo, que há outro homem, próximo a margem do rio, quase morto.

Outra moradora que presenciou a entrada dos policiais na comunidade disse ao g1 que os três homens não estavam armados e nem portando drogas. “Os policiais entraram aqui [comunidade] atirando na direção dos meninos. Eles estavam conversando quando os policiais chegaram. Com medo, eles correram e como não tinham para onde ir, se jogaram na água”, disse ela.

A moradora ainda disse que a família e os amigos dos homens querem Justiça. “Se eles tivessem com drogas ou armados, como a polícia vai inventar, era só render eles e levar preso. Mas não, afogaram até matar”.

Moradores acusam PM de torturar e tentar matar homem afogado no mangue durante operação; VÍDEO — Foto: Reprodução g1

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma unidade de resgate e um carro auto bomba para a ocorrência. Seis homens participaram do resgate de uma vítima, que foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento da Zona Noroeste (UPA).

A UPA informou a reportagem que policiais do BAEP levaram três pessoas para a unidade e que um deles chegou morto. Os outros dois estavam com escoriações leves. A UPA não informou a causa da morte do homem.

Os policiais informaram que os indivíduos foram levados ao local, em decorrência de uma operação realizada no Caminho São José. Os feridos foram atendidos e levados ao Distrito Policial.

Corpo de um homem é retirado sem vida do mangue após ação da PM, em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Militar informou que foram apreendidas 1 pistola, quase 300 porções de cocaína, mais de 400 porções de maconha, 250 pedras de crack, além de skank e tubos com lança-perfume. Ainda segundo a PM, também foram apreendidos mais de R$ 1.000.

A reportagem questionou a Polícia Militar do Estado de São Paulo sobre as imagens dos policiais dentro do mangue, registradas pelos moradores do Caminho São José. O órgão solicitou as imagens e, mesmo após o envio, não se posicionou sobre a conduta dos policiais.

Ação da Polícia Militar assusta moradores de comunidade em Santos, SP — Foto: Reprodução g1

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Moradores acusam PM de torturar e tentar matar homem afogado no mangue durante operação

Moradores acusam PM de torturar e tentar matar homem afogado no mangue durante operação




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

arena-verao-+-inicia-montagem de-estrutura-na-praia-da-enseada

Prefeitura de Guarujá

Arena Verão + inicia montagem de estrutura na praia da Enseada

No local serão realizadas competições esportivas nacionais e internacionais, atrações musicais, clinicas para atletas profissionais e amadores, aulas de dança, telão na área externa e distribuição de brindes; a Sportv irá transmitir algumas competições ao vivo O Instituto Vincere, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) da Prefeitura de Guarujá iniciou na segunda-feira (16), a montagem da estrutura que receberá a 5ª temporada da Arena Verão +, na Praia […]

today20 de janeiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%