Prefeitura de Guarujá

Moradores da Prainha Branca realizam Folia de Reis após dois anos de pandemia

today23 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

Festa foi interrompida com a morte de dois integrantes do grupo, mas teve seu retorno em uma edição especial neste mês

Em Guarujá, a Folia de Reis é uma festa tradicional da Prainha Branca, que representa a cultura histórica da comunidade caiçara da Cidade. De acordo com relatos, surgiu aproximadamente em 1930, para celebrar o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. No último dia 15, a Folia foi realizada após dois anos sem acontecer, por conta da pandemia e da morte de dois integrantes do grupo, Silvano Neves Ledo (o Passarinho) e Nilson Oliveira.

Este ano, a celebração envolveu a missa realizada na capela da Prainha Branca e, ao término, a procissão seguiu com cortejo pela comunidade. O término da apresentação foi no ‘Buteco do Pássaro’, restaurante da família Ledo, com participação de toda a comunidade e de visitantes.

A comemoração é resgatada e mantida pela família e amigos, que prometeram manter viva a tradição, mesmo após o falecimento do principal mestre, popularmente conhecido como Passarinho. Ele, além de responsável pela Folia, foi escritor, cantor, compositor, poeta e um respeitado líder comunitário da Prainha Branca.

Seu filho, Demmi Rangel Neves Ledo, é a terceira geração e assume a parte ativa da equipe, a fim de continuar a festa religiosa e tradicional, que chegou à comunidade por Maciel Hermôgenes de Oliveira, avô do Passarinho.



“Meus primos me ajudaram desde o início da organização. O sentimento foi um misto de emoções, que a saudade e a alegria tomaram conta ao ver a comunidade, que ansiava pela Folia, após dois anos. Todo mundo que compareceu acabou se emocionando. Minha voz embargou de emoção diversas vezes a cada lembrança que tive do meu pai durante a procissão”, relatou Demmi.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ambulantes-temporarios-devem-solicitar-licenca-em-praia-grande;-veja-como-fazer-o-pedido

G1 Santos

Ambulantes temporários devem solicitar licença em Praia Grande; veja como fazer o pedido

Prazo para solicitação será encerrado no dia 30 de janeiro. Praia Grande, no litoral de SP, cria novas regras para ambulantes se regularizarem — Foto: Fred Casagrande/ Prefeitura de Praia Grande Os ambulantes temporários que quiserem trabalhar em 2023 em Praia Grande, no litoral de São Paulo, devem solicitar a autorização da licença de funcionamento até o próximo dia 30 de janeiro. O documento vai beneficiar moradores da cidade que […]

today23 de janeiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%