G1 Santos

Moradores denunciam más condições e falta d’água em conjunto habitacional em Santos: ‘tratado como bicho’; VÍDEO

today1 de maio de 2024 1

Fundo
share close

Moradores de um conjunto habitacional em Santos, no litoral de São Paulo, denunciam más condições estruturais do condomínio Santos Y, localizado no bairro Caneleira, entregue em dezembro de 2023. Entre as críticas: problemas no abastecimento de água em blocos do condomínio, infiltrações e queda de revestimentos.

A moradora Fernanda dos Santos Oliveira, de 37 anos, contou que alguns dos problemas estruturais foram notados já em 22 de janeiro, no dia da mudança. “Desde que eu entrei no condomínio o interfone já não funcionava. Ficaram de vir aqui para arrumar e nunca vieram”, conta.

Fernanda contou que o apartamento dela, localizado no bloco C, tem infiltrações, faltam acabamentos em alguns cômodos e tem defeitos em portas e janelas. Em menos de cinco meses, segundo ela, foram necessários reparos nas pias, tanques e reservatórios de casa.



“A gente morava em favela, barraco e palafita, mas a gente não tinha a dor de cabeça que a gente tá tendo aqui. A gente morava na favela e não pagava nada, aqui a gente paga tudo e ainda tem dor de cabeça”, contou.

Em menos de cinco meses, segundo ela, foram realizados reparos nas pias, tanques e reservatórios de casa. — Foto: Arquivo pessoal

Segundo ela, a entrega das escrituras e chaves dos apartamentos foram realizadas no mesmo dia da vistoria por parte dos moradores. “Eles [imóveis] foram entregues assim. Nós só fomos perceber os defeitos depois que estevávamos dentro [do apartamento] e com as chaves”, conta.

A ajudante de cozinha Fabiana dos Santos Oliveira, de 35 anos, contou que os moradores do bloco A e B do condomínio enfrentam problemas com o fornecimento de água em janeiro devido à falta de reparo em uma caixa d’água. “Quando a gente mudou pra cá foram duas semanas sem água”.

A moradora disse que a questão foi resolvida, mas, desde domingo (28) os problemas voltaram. Fabiana explicou que um representante da construtora disse que a única caixa de água que abastecia o bloco não suportava a demanda.

“A gente está sendo tratado como bicho aqui. Estamos sem água para fazer comida para as crianças ir para a escola”, revelou.

De acordo com Fabiana, uma reunião envolvendo representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) foi realizada na Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab) na terça-feira (30) para tratar das demandas dos moradores.

Ela ainda contou que um caminhão-pipa foi destinado ao local para abastecer a caixa d’água durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1), e um novo caminhão deve ser enviado ao local na quinta-feira (2).

Moradores de conjunto habitacional denunciam más condições em Santos, SP — Foto: Arquivo pessoal

Em nota, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) informou que monitora e trabalha para resolver a situação no local. “Os reparos nos reservatórios que apresentam vazamentos já estão em execução, porém, para que o serviço seja realizado, é necessário que as caixas d’água estejam vazias e secas”.

De acordo com a CDHU, a construtora já notificou o fabricante exigindo a solução definitiva do problema e mantém no local uma equipe para atendimento imediato aos moradores, disponibilizando, inclusive, caminhões-pipas para suprir a falta de água ocasionada pelos reparos.

“Depois de concluídos os trabalhos, será preciso aguardar de três a cinco dias para secagem do novo material. Cabe ressaltar que os problemas detectados no reservatório não têm relação com a estrutura dos edifícios”, disse a companhia.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-da-colombia-anuncia-rompimento-das-relacoes-diplomaticas-com-israel

G1 Mundo

Presidente da Colômbia anuncia rompimento das relações diplomáticas com Israel

Gustavo Petro disse que a medida se dá em consequência das ações de Israel na Faixa de Gaza e chamou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de genocida. Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anuncia rompimento das relações diplomáticas com Israel em 1º de maio de 2024. — Foto: Luisa Gonzalez/Reuters Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quarta-feira (1º) que irá romper as relações diplomáticas com Israel por conta das ações […]

today1 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%