G1 Santos

Moradores desabrigados relatam desespero após perderem tudo em temporal que castigou o litoral de SP: ‘só com a roupa do corpo’

today21 de fevereiro de 2023 9

Fundo
share close

O temporal que castigou o litoral de São Paulo deixou 222 pessoas desabrigadas em Guarujá, um dos municípios mais afetados na Baixada Santista. O maior acumulado de chuvas dos últimos 70 anos na cidade, registrado entre sábado (18) e domingo (19), causou alagamentos e deslizamentos. Moradores da região que precisaram sair de suas casas relataram à TV Tribuna, afiliada à Globo, o desespero por perderem tudo o que tinham. “ [Sai] só com a roupa do corpo”, disse a dona de casa Maria José.

Segundo ela, que está abrigada no Centro Esportivo Duque de Caxias, no bairro Tejereba, com outras 47 pessoas retiradas de casa por medida preventiva da Defesa Civil, a situação é muito triste. “Você tem algo e, de repente, fica sem nada”. Maria José agradeceu por estar viva e não ter perdido ninguém da família.

Ana Kesia também está no abrigo Tejereba. Grávida de seis meses e desempregada, ela relatou que é a quarta vez em que fica desalojada desde que se mudou para a Vila Baiana, há oito anos. “[Nós] não moramos no morro porque a gente quer, mas porque a gente precisa. Se eu pudesse pagar um aluguel, eu pagaria”, desabafou.



Já a camareira Catiliane Rosário retornou para casa no dia seguinte ao temporal para ver o que poderia ser salvo. “A gente [ela e o marido] veio tentar limpar […] ver o que sobrou”. Durante o temporal, o casal colocou o sofá sobre a cama. O balanço pós-tragédia foi a perda do guarda-roupa, armário da cozinha e o gabinete da sala.

Ela ainda tem esperança, no entanto, que o fogão volte a funcionar, apesar de estar completamente molhado. “Até que deu para recuperar bastante coisa. Só é ruim [porque] não tem água”, lamentou.

Maria José, Ana Kesia e Catiliane Rosário são moradoras desabrigadas de Guarujá (SP) e relataram o desespero após perderem tudo em temporal que castigou o litoral de SP — Foto: Reprodução/ TV Tribuna

Veja imagens de Guarujá, SP, após ser atingida por fortes chuvas

Veja imagens de Guarujá, SP, após ser atingida por fortes chuvas

O volume de chuva foi de aproximadamente 400 milímetros entre sábado e domingo, o maior índice dos últimos 70 anos na cidade, segundo a prefeitura. A média prevista para todo o mês de fevereiro era de 234 mm. Os bairros mais afetados foram o Perequê, Pernambuco, Maré Mansa e Morrinhos.

A Estrada que dá acesso ao Morro Sorocotuba, em Guarujá, sofreu queda de barreira no sábado (18) e foi liberada parcialmente no domingo (19). A travessia de barcas e balsas entre Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá chegaram a ser interrompidas durante o temporal.

Os interessados em ajudar as pessoas desalojadas podem diar kits de higiene (pasta de dente, escovas, sabonetes, absorventes, desodorantes, pentes), roupas de cama (lençol, fronha, travesseiros e cobertores), colchões, fraldas, leite e toalhas de banho no Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá.

Os desalojados de Guarujá, SP, estão abrigados na Escola Municipal Benedita Blac, no Jardim Umuarama (Perequê), e no Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba). — Foto: Prefeitura de Guarujá/ Divulgação

Chuvas começaram no sábado (18) e, em algumas cidades, o índice previsto para o mês foi batido em poucos dias.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

globo-muda-versiculo-biblico-em-ato-grave-de-blasfemia

Gospel Prime

Globo muda versículo bíblico em ato grave de blasfêmia

O Instagram do site de entretenimento das Organizações Globo, Gshow, gerou uma grande polêmica nas redes sociais ao profanar um famoso versículo bíblico e, sem qualquer parcimônia, afrontar a fé cristã. A postagem em questão traz uma foto da atriz Paolla Oliveira com uma fantasia de carnaval que a deixa seminua, com a seguinte legenda: “Eu e minha casa serviremos à Paolla Oliveira, rainha perfeita!”. A desrespeitosa postagem substitui a […]

today21 de fevereiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%