G1 Santos

Moradores relatam medo durante tremores em SP em app internacional de terremotos

today16 de junho de 2023 12

Fundo
share close

Dezenas de moradores do litoral de São Paulo e Vale do Ribeira registraram os momentos de tensão vividos durante os tremores que atingiram as regiões nesta sexta-feira (16), por meio de um aplicativo internacional sobre terremotos e vulcões. Nos desabafos, obtidos pelo g1, os munícipes relataram paredes, janelas e camas tremendo, além da sensação de que um prédio poderia desabar.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, um tremor de terra de magnitude 4.0 na escala Richter foi registrado às 8h22. O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km).

Os comentários dos munícipes foram registrados no aplicativo Volcanoes & Earthquakes, ferramenta que conta com mais de um milhão de downloads no Google Play. Mais de 30 relatos foram feitos de maneira app – todos são anônimos.



“Parecia que o prédio ia desabar de tanto tremor”, escreveu um usuário do app. Ele disse que estava dentro da Prefeitura de Mircatu durante o ocorrido.

“Estava deitada e senti a cama tremer. Pensei que era um caminhão [passando na rua], mas não era”, complementou outra usuária do aplicativo.

Dezenas de internautas relataram o tremor em aplicativo — Foto: Reprodução/Volcanoes & Earthquakes

Um internauta de Itanhaém alegou ter sentido a vibração do solo. “Estava de pé e senti o tremor do chão“. Além dele, uma usuária do app em Iguape desabafou sobre ter ficado “com medo e preocupada“.

Comentários sobre a duração do fenômeno também foram feitos, com pessoas afirmando que sentiram o tremor entre dois e sete segundos nas regiões.

O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Segundo o Centro, os tremores de magnitude 4.0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais.

Ainda segundo a USP, a magnitude 4 não chega a causar preocupação. Os efeitos na região epicentral podem incluir pequenas trincas em reboco, queda de telha e outros objetos instáveis, e pequenos danos em casas de baixa qualidade.

A Defesa Civil do Estado também confirmou, por meio de nota, que um abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.

Imagens obtidas pelo g1 nesta sexta-feira (16) mostram o momento exato do abalo sísmico que atingiu o litoral e o interior de São Paulo. No vídeo, registrado na região da Barra do Ribeira, em Iguape, é possível ver as câmeras de monitoramento balançando durante vários segundos (veja o vídeo abaixo).

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que o tremor de terra atingiu uma casa em Pedro de Toledo, no interior de São Paulo. Os cães que vivem no local se desesperam ao sentirem abalo sísmico.

Vídeo mostra momento do tremor de terra em Iguape, SP

Vídeo mostra momento do tremor de terra em Iguape, SP

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-apos-fotografar-e-compartilhar-imagens-intimas-de-adolescente-de-13-anos

G1 Santos

Homem é preso após fotografar e compartilhar imagens íntimas de adolescente de 13 anos

Um homem de 25 anos foi preso após fotografar e compartilhar imagens íntimas de uma adolescente de 13 anos em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, ele foi detido após uma equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade ser informada de que o investigado teria estuprado a vítima. De acordo com a autoridade policial, os agentes foram à casa do homem na quinta-feira […]

today16 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%