G1 Mundo

Morre Hage Geingob, presidente da Namíbia

today4 de fevereiro de 2024 11

Fundo
share close

Geingob tinha 82 anos e estava hospitalizado. Segundo a rede britânica BBC, presidente estava passando por um tratamento de câncer.


O presidente da Namíbia, Hage Gottfried Geingob, durante a COP26, em 2021 — Foto: REUTERS/Hannah McKay



O presidente da Namíbia, Hage Geingob, morreu neste domingo (4), informou o governo do país em comunicado. A morte foi confirmada às 0h04, pelo horário local — 19h04 de sábado (3), em Brasília.

Geingob tinha 82 anos e estava internado em um hospital da capital da Namíbia, Windhoek, para tratamento médico. Em janeiro, a rede britânica BBC informou que o presidente estava tratando um câncer.

“A nação namibiana perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta de libertação, o principal arquiteto da nossa constituição e o pilar da casa namibiana”, afirmou o presidente em exercício, Nangolo Mbumba.

O presidente Geingob foi o terceiro a ocupar o cargo, no país. A Namíbia se tornou independente somente na década de 1990, quando deixou de ser politicamente controlada pela África do Sul.

Geingob estava no comando do país desde março de 2015. Antes de ser eleito presidente, ele foi primeiro-ministro da Namíbia por duas vezes, entre 1990 e 2002 e de 2012 a 2015.

“O Gabinete vai se reunir imediatamente para tomar as medidas estatais necessárias”, escreveu Mbumba.

Eleições presidenciais e parlamentares estão previstas para acontecer no país no fim deste ano.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

joe-biden-vence-primarias-no-estado-da-carolina-do-sul

G1 Mundo

Joe Biden vence primárias no estado da Carolina do Sul

Primeiras primárias do Partido Democrata aconteceram em um estado onde o eleitorado do partido é majoritariamente formado por negros, que são importantes para Joe Biden. Eleição nos EUA: pesquisa aponta Trump à frente de Biden O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, venceu a primária do Partido Democrata no estado da Carolina do Sul neste sábado (3), a primeira corrida oficial do partido. Os primeiros resultados mostram que Biden ganhou […]

today4 de fevereiro de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%