Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Morreu o último membro sobrevivente de unidade francesa do Dia D, Léon Gautier, aos 100 anos. Ele foi o último membro sobrevivente da unidade de comando francesa terrestre no Dia D, que atuou ao lado das tropas aliadas para iniciar a libertação da Europa na 2ª Guerra Mundial.
A morte foi anunciada nesta segunda-feira (3) pela página do Memorial de Caen, museu da história do século XX, no Twitter. A causa do falecimento não foi divulgada.
Gautier era um dos 177 comandos da marinha francesa que escapou para o Reino Unido quando a Alemanha invadiu a França e, em seguida, foi escolhido para ajudar a liderar os primeiros dias dos desembarques do Dia D na Normandia, desembarcando em 6 de junho de 1944.
O último outro membro remanescente dessa unidade, Hubert Faure, morreu em abril de 2021.
O presidente francês, Emmanuel Macron, usou as redes sociais nesta segunda para dizer que Gautier foi um “herói da Libertação” e que ninguém esquecerá dele. Em junho de 2021, o ex-combatente recebeu uma das maiores honras francesas – ele foi nomeado Grande Oficial da Legião de Honra.
À época, Macron entregou medalhas a Gautier e a outros militares em uma cerimônia nos arredores de Paris para marcar o aniversário de um discurso de rádio do líder exilado General Charles de Gaulle em 18 de junho de 1940, convocando o povo francês a se rebelar contra a ocupação nazista.
Gautier, com 98 anos na época, levantou-se de sua cadeira de rodas e ficou em pé, apoiado em duas bengalas, enquanto Macron prendia a medalha em seu peito. O presidente francês então o beijou nas duas faces e o abraçou.
VÍDEO: Macron condecora último membro sobrevivente de unidade francesa do Dia D
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Ele conta a história real de Hachiko, o cão que continuou esperando pelo dono em uma estação de trem no Japão muito tempo depois da morte dele. O cachorro da raça Akita Inu, nascido há cem anos, já foi lembrado de diversas maneiras — em livros, filmes e até na série animada de ficção Futurama. E a produção chinesa que está em cartaz nos cinemas do país — a terceira […]
17:55 - 19:00
Fabio Paschoal
19:00 - 21:00
Fabiano Farias
21:10 - 22:10
Publicar comentários (0)