Prefeitura de Guarujá

Morro da Barreira vai contar com sirenes para alerta de tempestades

today12 de setembro de 2023 8

Fundo
share close

Iniciativa é coordenada pela Defesa Civil Estadual e o investimento é de R$ 4,6 milhões

Guarujá foi uma das três cidades selecionadas pelo Governo do Estado para a implantação de um novo sistema de sirenes para alerta de temporais e áreas de risco. A ação é coordenada pela Defesa Civil Estadual e o investimento é de R$ 4,6 milhões. Além do Município, participam também do projeto São Sebastião e Franco da Rocha.  O local escolhido para instalação do sistema é o Morro da Barreira do João Guarda, na região da Enseada.

A licitação foi aberta nesta segunda-feira (11) e o aporte servirá para compra de equipamentos e instalação de torres de transmissão. Entre os critérios para escolha dos municípios está o risco de deslizamentos e alagamentos, volume de chuva registrado nas regiões, número de mortes e desalojados, centro de operações e controle que já funcionam 24 horas.

Em Guarujá, a instalação das sirenes será no Morro da Barreira do João Guarda. O local foi escolhido após analise da equipe técnica da Defesa Civil com base nos riscos e estatísticas de acidentes geológicos.  Os parâmetros de acionamento do sistema serão definidos nos próximos meses,  em conjunto com o Estado.

Investimentos



O equipamento se soma a outros métodos de alerta que a Cidade já possui e foram fundamentais para que não houvesse vítimas fatais no temporal de fevereiro.  O Município conta com 15 estações com pluviômetros automáticos, que cobrem 143 quilômetros quadrados de extensão da Ilha de Santo Amaro, monitorando as áreas de risco geológico e áreas suscetíveis a alagamentos, enchentes e inundações. Além disso, a Cidade possui sensor de umidade para monitoramento do solo e também monitoramento climático com os sensores de raios e o radar meteorológico.

Há também a divulgação do SMS da Defesa Civil Estadual 40199. O serviço gratuito dispara previsões de risco meteorológico; os alertas também são divulgados nas redes sociais da Prefeitura.

A Defesa Civil mantém as vistorias preventivas diárias, palestras nas escolas e trabalhos junto ao Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Prainha Branca. Além disso, coordena e opera o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) específico para escorregamentos, desde 1989. O PPDC tem início em dezembro e segue até março.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeito-e-morto-ao-invadir-casa-para-fugir-da-policia-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Suspeito é morto ao invadir casa para fugir da polícia no litoral de SP; VÍDEO

Um homem, de 23 anos, morreu após reagir a uma abordagem policial em São Vicente, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta terça-feira (12) mostram a ação do helicóptero Águia da Polícia Militar (PM), que foi acionado após o suspeito subir nos telhados durante a fuga. Igor de Souza Santana foi atingido ao invadir a casa de uma desconhecida para se esconder e ameaçar agentes. (veja o […]

today12 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%