G1 Mundo

Morte de Bento XVI: repercussão

today1 de janeiro de 2023 8

Fundo
share close

A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito em um comunicado que ele sofreu uma “piora” repentina de sua saúde e que sua condição estava “sob controle”, com atenção médica constante.

Leia, abaixo, as mensagens publicadas por políticos e autoridades.

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil



“Recebi, com grande pesar, a notícia do falecimento do Papa (emérito) Bento XVI. Embora seu pontificado tenha sido curto, deixa um legado imenso para a Igreja católica, para todos os cristãos e para a humanidade.”

Lula, presidente eleito do Brasil

“Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre.”

Dom Odilo Scherer, cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo

“Faleceu o papa emérito Bento XVI. Que descanse em paz no Senhor e receba a recompensa por seu serviço a Deus, à Igreja e à humanidade. Rezemos em sufrágio por ele.”

Sergio Mattarella, presidente da Itália

“Bento XVI, inesquecível para o povo italiano.”

Emmanuel Macron, presidente da França

“O meu pensamento dirige-se aos católicos de França e do mundo inteiro, enlutados pela partida de Sua Santidade Bento XVI, que trabalhou com alma e inteligência por um mundo mais fraterno.”

Olaf Scholz, chefe do governo alemão

“Como um Papa alemão, Bento XVI, para muitos, não apenas neste país, um líder especial da igreja. O mundo perde uma figura formadora da Igreja Católica, uma personalidade polêmica e um teólogo inteligente. Meus pensamentos estão com o Papa Francisco.”

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália

“Bento XVI foi um gigante da fé e da razão. Pôs a sua vida ao serviço da Igreja universal e falou, e continuará a falar, aos corações e às mentes dos homens com a profundidade espiritual, cultural e intelectual do seu Magistério.”

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

“Estou triste ao saber da morte do Papa Emérito Bento XVI. Ele foi um grande teólogo cuja visita ao Reino Unido em 2010 foi um momento histórico para católicos e não católicos em todo o nosso país. Meus pensamentos estão com os católicos no Reino Unido e em todo o mundo hoje.”

António Costa, primeiro-ministro de Portugal

“Quero exprimir os meus votos de pesar a toda a comunidade católica pelo falecimento do Papa emérito Bento XVI.”

Roberta Metsola, presidente do parlamento europeu

“‘Não tenha medo do mundo, nem do futuro, nem de sua fraqueza.’ Triste ao saber do falecimento de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI. A Europa está de luto por ele. Que ele descanse em paz.”

Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália

“Triste ao saber da morte do Papa Emérito Bento XVI esta noite. Que ele descanse em paz eterna.”

Antonio Tajani, vice premier italiano

“Estou profundamente triste com o falecimento de Bento XVI. Grande Papa, grande teólogo. Apreciei seus ensinamentos e sua maneira de explicar a Fé. Levarei sempre no coração as vossas palavras em defesa das raízes cristãs da Europa.”

Roberto Gualtieri, prefeito de Roma

“Enormes condolências pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI, um grande teólogo que com o seu magistério soube acompanhar a Igreja no mundo contemporâneo. A cidade de Roma se apega à dor dos fiéis de todo o mundo”, escreveu.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

“Morre Bento XVI, ‘humilde trabalhador na vinha do Senhor’.”

Luigi Brugnaro, prefeito de Veneza

“Com a morte de Bento XVI, deixa-nos um Papa que soube acompanhar a Igreja universal num caminho de doutrina e espiritualidade. Primeiro pontífice ‘emérito’, grande teólogo, modelo de diálogo entre fé e razão. À sua boa alma confiamos as nossas orações.”

Abadia de Westminster, Londres

“Estamos profundamente tristes ao saber da morte de Sua Santidade, o Papa Bento XVI. Em 2010, ele se tornou o primeiro Papa a visitar a Abadia em sua história de mil anos, quando participou de um serviço religioso e rezou no Santuário de São Eduardo, o Confessor, durante sua Visita de Estado ao Reino Unido”, escreveu o perfil oficial da igreja.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

joseph-ratzinger-nao-foi-‘apenas’-o-papa-bento-xvi,-mas-tambem-escritor-best-seller

G1 Mundo

Joseph Ratzinger não foi ‘apenas’ o Papa Bento XVI, mas também escritor best-seller

Para críticos e historiadores, o grande legado de Bento XVI são os seus textos teológicos, que ainda serão estudados por muitas gerações. A série de livros “Jesus de Nazaré” contou a história da vida de Jesus com toques de história e teologia. Foi best-seller em muitos países. Em seu livro-entrevista com Ratzinger, Peter Seewald defende a ideia de que o principal objetivo de Bento XVI em seu pontificado era demonstrar […]

today1 de janeiro de 2023 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%