G1 Mundo

Morte de presidente do Irã em acidente de helicóptero: funeral começa nesta terça e enterro será na quinta

today21 de maio de 2024 7

Fundo
share close

O funeral do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, começa nesta terça (21) e seu corpo será velado durante três dias nas cidades de Tabriz, Qom, a capital Teerã e Birjand, segundo a mídia local. Ele será enterrado no Santuário do Imam Reza na cidade de Mashed na quinta-feira (23).

O primeiro-vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, assumiu a presidência de forma interina nesta segunda (20). Um concelho composto por Mokhber, o presidente do Parlamento e o chefe do Judiciário estabeleceu já na segunda que as eleições presidenciais vão ocorrer dia 28 de junho.

Presidente do Irã Ebrahim Raisi — Foto: REUTERS/Shannon Stapleton/File Photo



Infográfico mostra local da queda do helicóptero do presidente do Irã — Foto: Editoria de arte/g1

Ebrahim Raisi foi eleito em 1º turno em 2021 para um mandato de quatro anos, numa eleição com abstenção recorde e da qual vários adversários foram impedidos de participar pelo Conselho de Guardiães da Constituição.

Entre os que haviam sido impedidos de participar da corrida eleitoral estavam o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, o ex-presidente do Parlamento Ali Larijani, o atual vice-presidente Es-Hagh Jahanguiri e o reformista Mostafa Tajzadeh.

Na década de 1980, Raisi participou das chamadas comissões da morte, que levaram à execução de cerca de 5 mil militantes opositores que se voltaram contra o regime dos aiatolás. Em 2019, os Estados Unidos impuseram sanções a Raisi por conta da participação dele nas mortes.

Em 2022, já sob Raisi, o governo iraniano reagiu com violência à onda de protestos que pediam justiça por Mahsa Amini, uma jovem que morreu três dias após ser presa por não usar adequadamente o véu em local público (veja no vídeo abaixo). Mais de 500 manifestantes foram mortos nos protestos, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (Hrana).

Na ocasião, Raisi afirmou que o Irã deveria “lidar de forma decisiva com aqueles que se opõem à segurança e à tranquilidade do país”.

No plano internacional, o Irã viveu uma escalada de tensão com Israel. Em 1º de abril, sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana foram mortos num ataque à embaixada do Irã na Síria. Em resposta, em 13 de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel, que retaliou em 18 de abril.

Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã

Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-se-sabe-e-o-que-falta-esclarecer-sobre-morte-do-presidente-do-ira-em-queda-de-helicoptero

G1 Mundo

O que se sabe e o que falta esclarecer sobre morte do presidente do Irã em queda de helicóptero

Veja a seguir o que se sabe o que ainda falta saber sobre o incidente: Quando e onde o helicóptero caiu? O incidente com o helicóptero ocorreu por volta das 13h (no horário local, 6h de Brasília) de domingo (19). Ebrahim Raisi e outras autoridades voltavam da inauguração de uma barragem em uma região do país que faz fronteira com o Azerbaijão. De acordo com a imprensa oficial iraniana, o […]

today21 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%