G1 Mundo

Motim em presídio feminino deixa ao menos 41 mortas em Honduras

today21 de junho de 2023 11

Fundo
share close

Esse número ainda é preliminar e pode ser alterado, segundo Edgardo Barahona, porta-voz da Polícia.

Também há pelo menos cinco feridas, que foram levadas para o Hospital Escola, na capital.

A vice-ministra de Segurança, Julissa Villanueva, afirmou que a situação é de emergência no Centro Feminino de Adaptação Social.



“Não vamos tolerar atos de vandalismo nem tampouco irregularidades nessa prisão. Está autorizada a intervenção imediata com acompanhamento de bombeiros, policiais e militares, declara-se emergência”, disse Villanueva.

Delma Ordóñez, presidente de uma associação de familiares de presos, disse que as vítimas eram integrantes da Mara Salvatrucha, por isso se suspeita que o ataque foi cometido por membros de uma gangue rival Barrio 18.

“O módulo está completamente destruído, foi queimado em sua totalidade”, assegurou Ordóñez, que acrescentou que a prisão abriga cerca de 900 detentas.

Villanueva foi nomeada para o cargo depois que vários enfrentamentos em quatro penitenciárias, registrados em abril, deixaram um morto e sete feridos.

Plano para controlar prisões

A vice-ministra anunciou imediatamente um plano para controlar as 26 prisões do país, nas quais há aproximadamente 20 mil detentos.

O plano inclui um “desarmamento real através de revistas manuais e eletrônicas permanentes em 100% das instalações” e “o bloqueio total de sinal de celular” para que os presos não possam comandar ações criminosas de dentro da cadeia.

Segundo as autoridades, lideranças do crime organizado que estão presas ordenam extorsões, sequestros, assassinatos, operações envolvendo drogas e outros crimes de dentro das suas celas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-em-oficina-de-bicicletas-eletricas-deixa-4-mortos-em-nova-york

G1 Mundo

Incêndio em oficina de bicicletas elétricas deixa 4 mortos em Nova York

Nos últimos anos, a oficina foi advertida e multada diversas vezes pelas condições em que armazenava e carregava as baterias, utilizando extensões. Bombeiros perto de oficina de bicicletas elétricas que pegou fogo em Nova York, em 20 de junho de 2023 — Foto: Spencer Platt/AFP Quatro pessoas morreram nesta terça-feira (20) no incêndio de uma oficina de bicicletas elétricas em Chinatown, o bairro chinês de Manhattan, informou o Departamento dos […]

today21 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%