G1 Santos

Motoristas acatam decisão do TRT e parte dos ônibus municipais voltam a circular em São Vicente, SP

today3 de julho de 2022 26

Fundo
share close

Os motoristas da Otrantur, concessionária do serviço de transporte público de São Vicente, no litoral de São Paulo, que estão em greve, decidiram acatar a liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O documento determina a circulação de 70% da frota nos horários de pico, ou seja, das 6h às 9h e das 16h às 19h, e 50% nos demais períodos. Com isso, neste domingo (3), parte dos motoristas voltaram ao trabalho.

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região recebeu a liminar do TRT e realizou uma assembleia neste sábado (2), quando a categoria decidiu seguir a determinação. Assim, a greve passou de geral para parcial e parte dos motoristas voltou a trabalhar neste domingo.

Segundo o Sindicato, antes da greve, a concessionária operava com 20% da frota, pois dava 40 folgas diárias aos funcionários. “Isso caracteriza o desrespeito ao contrato revogado pela prefeitura”, afirmou o sindicato, em nota. A porcentagem dos veículos que voltou a circular foi baseada no número que estava operando antes da greve. Com isso, cerca de 15 ônibus estão de volta às ruas.

O sindicato informou também que na segunda-feira (4) a tarde deve acontecer uma audiência de instrução e conciliação no TRT, em São Paulo. Após a reunião, os motoristas e demais empregados da companhia participam de uma assembleia para decidir se a greve parcial continua ou não.

Conforme publicado no Boletim Oficial do Município na sexta-feira (1), o prefeito Kayo Amado (PODE) assinou o decreto nº 5871, determinando a rescisão de contrato com a Ontratur. O documento também exige que os serviços sejam mantidos por 30 dias, para garantir que a população não fique sem o transporte público.



Antes da decisão do TRT, a adesão à greve foi de 100%, ou seja, os ônibus não saíram da garagem — Foto: Carlos Abelha/g1

O processo de rescisão de contrato foi anunciado em live pelo prefeito, ao término da sessão especial para prestação de contas na Câmara Municipal, nesta sexta-feira. Segundo a prefeitura, a rescisão ocorre diante de todas as violações contratuais identificadas em diligência realizada pelo Departamento de Trânsito da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) na sede da empresa.

A Prefeitura de São Vicente informou que notificará o sindicato da categoria para assegurar contingentes de trabalhadores necessários para a circulação de 100% da frota da concessionária no horário de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Além de 60% nos demais horários.

Os motoristas de ônibus municipais em São Vicente entraram em greve na madrugada desta sexta-feira (1) por tempo indeterminado. Os ônibus não sairam da garagem.

Os profissionais reivindicam o pagamento dos salários e benefícios em atraso. A categoria pede que seja apresentada uma proposta de reajuste nos vencimentos. A data-base, prazo para que seja firmado um acordo com o empregador, terminou em maio.

A decisão pelo movimento grevista foi tomada no dia 23 de junho, durante assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Santos e Região (Sindrod).

Profissionais reivindicam o pagamento dos salários e benefícios em atraso — Foto: Nina Barbosa/g1 Santos

A Otrantur afirmou que, por meio do departamento jurídico, está adotando as medidas necessárias para garantir o atendimento à população e espera que as reivindicações sejam atendidas com urgência.

“Temos buscado o diálogo e a construção de um acordo junto aos mais de 220 colaboradores que compõem os quadros desta concessionária, pois entendemos da urgência de solucionar o problema, e nosso empenho está em quitar os valores em aberto ainda durante o final de semana”, informou a empresa, em nota.

A Otrantur também disse que a falta de ação da atual administração tem levado a concessionária ao colapso financeiro. Segundo a empresa, há um desequilíbrio contratual desde de março de 2020 e por diversas oportunidades foi reforçada a necessidade da adoção de medidas.

Ainda segundo a Otrantur, houve a contratação de um estudo técnico em março de 2022. Porém, de acordo com a empresa, até o momento não houve a emissão da Ordem de Serviço (OS) por parte da secretaria de Defesa e Ordem Social para que se inicie o trabalho.

VÍDEO: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bertioga-e-guaruja-celebram-sao-pedro-pescador-com-procissoes-e-missas

G1 Santos

Bertioga e Guarujá celebram São Pedro Pescador com procissões e missas

Para homenagear o santo, que é padroeiro dos pescadores, as duas cidades prepararam programações especiais. Programação conta com missa e diversas homenagens ao padroeiro dos pescadores — Foto: Matheus Croce/g1 Santos As cidades de Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo, realizam a festa de São Pedro Pescador neste domingo (3). Em Guarujá, a festividade aconteceu pela manhã, e em Bertioga, a programação inicia à tarde e segue até […]

today3 de julho de 2022 70

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%