G1 Santos

Movimentação de cargas no Porto de Santos sofre queda de 14,8%; mal da vaca louca contribuiu para o resultado

today26 de março de 2023 10

Fundo
share close

De acordo com as informações divulgadas pela Santos Port Authority (SPA) na última sexta-feira (24), a redução dos volumes exportados de soja em grãos (-10,6%), açúcar (-24,3%) e carne bovina (-23,3%) foi a principal causa para a diminuição de movimentação de cargas em fevereiro de 2023.

A autoridade portuária afirmou que, apesar da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ter estimado uma produção recorde de 151,4 milhões de toneladas de soja para 2022 e 2023, o atraso na colheita influenciou a queda nos embarques do produto.

Já o açúcar, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apresentou queda nas vendas externas por conta da diminuição na disponibilidade interna para exportação, devido a menor moagem de cana-de-açúcar causada por questões climáticas.



No entanto, o movimento acumulado de açúcar no ano apresenta crescimento de 2% com 2,1 milhões de toneladas. Da mesma forma, os embarques de milho, apesar da queda em fevereiro, tiveram crescimento de 22,2% e atingiram 1,5 milhão de toneladas nos dois primeiros meses de 2023.

Os embarques de carne bovina foram de 105,3 mil toneladas e diminuíram por conta da redução internacional do preço e do volume exportado. Em reflexo deste desempenho, a movimentação de carga conteinerizada também foi afetada, com menos 13,3% ao somar 324,6 mil TEU – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés.

Conforme explicou o Mapa, um outro motivo para a queda no volume foi o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecido como “mal da vaca louca”, que gerou suspensão temporária das exportações de carne à China após ser comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) no dia 22 de fevereiro.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a queda na quantidade exportada de diversos produtos em fevereiro não pode ser considerada uma tendência, por conta do conjunto de fatores citados acima.

Em nota, a SPA informou que os embarques somaram 7,9 milhões de toneladas em fevereiro, o equivalente a 13,3% a menos do que o mesmo período do ano passado. Os desembarques totalizaram 3 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 18,8%.

A autoridade portuária acrescentou, ainda, que o movimento acumulado nos dois primeiros meses do ano atingiu 21,1 milhões de toneladas (-10,3%), sendo 14, 7 milhões (-9,2%) de embarques e 6,4 milhões (-12,5%) de descargas.

A carga conteinerizada somou 677,5 mil TEU (-10,7%) e, com 791 embarcações, o fluxo de navios aumentou em 0,4% no acumulado do ano.

A SPA afirmou que a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 21,3% em fevereiro. Das transações comerciais com o exterior que passaram pelo cais santista, a China apresenta a maior participação com 26,7%.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

primeiro-projeto-de-armazenamento-de-energia-em-baterias-em-larga-escala-do-brasil-e-inaugurado-em-registro,-sp

G1 Santos

Primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do Brasil é inaugurado em Registro, SP

A iniciativa é pioneira e foi desenvolvida pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP). O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, como Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel; Gentil Nogueira de Sá Junior, secretário de Energia Elétrica do MME; Ricardo Tili, diretor da Aneel; e Christiano Vieira, diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além da diretoria da empresa. Eles realizaram […]

today26 de março de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%