G1 Santos

MP aponta infestação de ratos e pombos em escola de SP e pede interdição em até cinco dias; VÍDEO

today30 de agosto de 2023 13

Fundo
share close

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) recebeu a denúncia sobre uma infestação de ratos e pombos em uma escola municipal de Cubatão (SP). Diante da situação, o órgão recomendou, nesta quarta-feira (30), que a prefeitura e a Secretaria de Educação interditem o local, realoquem os alunos em outras unidades de ensino e garantam o transporte escolar. O prazo dando antes de ingressar com uma ação é de cinco dias.

No documento obtido pelo g1, o MP-SP afirmou que a UME João Ramalho está “irregular” e em uma situação “precária” de higiene, devido a infestação de pombos e ratos. Fato este que coloca em risco a saúde dos alunos e funcionários.

Por este motivo, o órgão recomenda que a UME seja interditada até a Vigilância Sanitária emitir um laudo que comprove a ausência de riscos no local.



Afora disso, a prefeitura deve realocar os alunos em outras unidades, garantir o transporte escolar e oferecer o que for necessário para acabar com a infestação dos animais.

A reportagem questionou a Prefeitura de Cubatão (SP) sobre a suspensão das aulas na UME João Ramalho e a recomendação do MP-SP, porém, não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

À esquerda, água contaminada com restos mortais de pombo. À direita, trabalhadores trocando caixa d’água — Foto: Reprodução

Ao Bem Estar, a infectologista Rosana Richtmann explicou que a ave pode transmitir criptococose, conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por fungos que se proliferam nas fezes das aves. Se inalados, instalam-se nos pulmões e migram para o sistema nervoso central, o que pode dar meningite.

Outras doenças causadas pelos pombos são: histoplasmose, que pode dar doenças pulmonares; salmonelose, que pode dar distúrbios gastrointestinais; além de dermatites e alergias.

Veja o ciclo da criptococose — Foto: Arte/TV Globo

Já a urina do rato provoca uma doença grave chamada leptospirose. Se as pessoas circulam onde têm roedores, a mão pode entrar em contato com o solo, isso pode ser absorvido pela pele e a pessoa pode ser contaminada.

“Ao subir, disseram que o odor era insuportável e que, com certeza, a água estava contaminada. Ao abrir a caixa, havia restos de pombos na água boiando. Foi um alvoroço pois essa água é usada para fazer a merenda das crianças, além de atender o banheiro dos professores e a administração da escola. Havia sido feito achocolatado nessa água [e as crianças tomaram]”, relatou uma servidora pública.

Segundo frequentadores da UME João Ramalho, em Cubatão (SP), o local está infestado de ratos — Foto: Reprodução

Em nota, a Prefeitura de Cubatão disse que foi acionada e a equipe da Sesep verificou que a caixa estava parcialmente destampada, provavelmente por conta do vento e chuva do último fim de semana. A pasta acrescentou que houve a substituição da caixa d’água por uma mais resistente, nesta terça (29). No entanto, ao ser questionada pela reportagem sobre o pombo e os ratos, a administração municipal não respondeu.

Ao g1, o vereador Alessandro Oliveira disse que está preocupado com essas doenças que podem atingir as crianças e os servidores públicos da UME. “Hoje, a escola é um local insalubre. Não só essa questão do pombo, mas a gente apontou urina e fezes de rato na cozinha”, finalizou.

À esquerda, fezes de rato na cozinha da UME João Ramalho, em Cubatão (SP). À direita, pacote de arroz com marcas dos roedores — Foto: MP-SP/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fortaleza-da-barra-tem-inscricoes-abertas-para-passeio-turistico-cultural

Prefeitura de Guarujá

Fortaleza da Barra tem inscrições abertas para passeio turístico-cultural

Ação segue até novembro e os interessados devem se inscrever junto à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) Enriquecer a bagagem cultural de moradores e turistas com informações sobre a história da Cidade. É com esse objetivo que a Prefeitura de Guarujá passa a promover, a partir desta quinta-feira (31), passeios turístico-culturais na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. A ação segue até novembro e os interessados devem se inscrever […]

today30 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%