G1 Santos

MP-SP monta equipe para analisar as ações dos policiais e investigar as mortes nas operações na Baixada Santista

today22 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) instituiu o Projeto Especial Operação Verão. Isso significa que será formado um grupo com profissionais do órgão para acompanhar uma investigação sobre as operações Verão, que até o momento soma 32 mortes em 19 dias, e a Escudo, que teve 28 mortes em 40 dias — essa última foi deflagrada em julho de 2023.

Os procedimentos investigatórios durante a Operação Escudo serão acompanhados pelas Promotorias de Justiça de Santos e Guarujá. Já os casos da Operação Verão, que ainda está em curso, pelas Promotorias de Santos, Guarujá, São Vicente, Itanhaém e Cubatão.

A princípio, uma equipe de membros do MP-SP, designada pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), vai atuar no acompanhamento dos casos por seis meses. O projeto foi criado por meio da resolução nº 1.799/2024 e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.



Neste ano, a Operação Verão ultrapassou o número de mortos da Escudo em menos de um mês. Três policiais militares morreram durante confrontos com suspeitos: Samuel Wesley Cosmo, José Silveira Santos e Marcelo Augusto da Silva.

O MP-SP avaliou que “sempre que houver suspeita de envolvimento de agentes dos órgãos de segurança pública na prática de infração penal, a investigação será atribuição do órgão do Ministério Público competente”.

Também pesaram na decisão da criação do grupo, os ofícios enviados por entidades como a Anistia Internacional, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, Conectas e Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo.

Os citados órgãos apontara para eventuais negligências na preservação do local dos confrontos que resultaram em mortes, além de possíveis abusos e abordagens ilegais dos policiais.

Recorde de mortes no estado

O g1 noticiou que, em janeiro e fevereiro deste ano, a Baixada Santista registrou 54 mortos pela PM. O número levantado pelo MPSP é recorde desde 2017, quando teve início a série histórica do órgão.

Para o Ministério Público, a quantidade expressiva de ocorrências configura uma situação emergencial e demanda a necessidade de fomentar uma “atuação diferenciada”, contemplando a instauração de um PIC para cada evento e outras medidas.

O Projeto Especial será extinto, total ou parcialmente, quando a razão de sua existência acabar ou o prazo de duração chegar ao fim, se não seja prorrogado.

Caberá aos coordenadores da equipe apresentar um relatório das atividades ao Procurador-Geral de Justiça; aos procuradores designados oficiar as subsequentes ações penais ajuizadas; e, à Secretaria de Políticas Criminais, acompanhar e apoiar a execução.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-promove-encontro-com-pacientes-para-orientar-sobre-fibromialgia

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura promove encontro com pacientes para orientar sobre fibromialgia

Encontro aconteceu no Centro de Recuperação e Fisioterapia de Vicente de Carvalho Em alusão ao Fevereiro Roxo – mês da conscientização sobre Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus – a Prefeitura de Guarujá está promovendo encontros com pacientes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Recuperação e Fisioterapia de Vicente de Carvalho (CRFVC). Na última terça-feira (20), o Centro realizou um bate-papo com pacientes sobre fibromialgia. A ação ocorreu na […]

today22 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%