G1 Mundo

Muçulmanos chegam a Mina, na Arábia Saudita, para peregrinação anual

today27 de junho de 2023 5

Fundo
share close

Centenas de milhares de peregrinos muçulmanos chegaram nesta segunda-feira (26) a Mina, a 7 quilômetros de distância da Grande Mesquita de Meca, para participar de um dos principais ritos do hajj, a grande peregrinação muçulmana na Arábia Saudita.

Os fiéis se deslocaram a pé ou em ônibus climatizados até Mina. Nesta terça-feira, eles devem subir o Monte Arafat (esse momento é considerado o ápice do hajj).

O islamismo é a segunda religião com maior número de fieis no mundo.



O hajj é um dos cinco pilares do islã, que todo muçulmano com recursos suficientes deve cumprir ao menos uma vez na vida. Os rituais são celebrados ao longo de quatro dias em Meca e seus arredores, na Arábia Saudita.

Forças de segurança em parada na cidade de Meca — Foto: Reuters

O evento começou na manhã de domingo, com o “tawaf”, a caminhada em torno da Caaba, a grande estrutura cúbica coberta com um tecido preto bordado em dourado, para a qual milhares de muçulmanos se voltam para rezar diariamente.

Após passar a noite em Mina, os peregrinos passarão várias horas de quarta-feira (28) orando e recitando o Alcorão no Monte Arafat, onde o profeta Maomé teria pronunciado seu último discurso.

Na quarta-feira, realizarão o rito simbólico de apedrejamento de satanás, lançando pedras em vários locais que representam o diabo, antes de retornar a Meca para um último contorno da Caaba.

O hajj deste ano será o maior desde 2019, quando participaram 2,5 milhões de pessoas. Apenas 10 mil foram autorizados em 2020, em meio à pandemia do coronavírus, e subiram para quase 59 mil em 2021.

Para garantir a segurança do evento, afetado por vários desastres em anos anteriores – como o tumulto de 2015 que deixou cerca de 2.300 mortos -, foram incluídas medidas como o uso de helicópteros e drones para vigiar o fluxo de peregrinos a Mina, disseram as autoridades.

Os visitantes que participarem sem a licença necessária podem ser condenados a uma pena de até seis meses e ser multados em até US$13.300 (R$ 63,43 mil, na cotação atual).

As temperaturas elevadas em uma das regiões mais quentes do planeta representam um dos principais riscos para os peregrinos.

O Ministério saudita da Saúde pediu às pessoas frágeis que se abriguem ao meio-dia e montou quatro hospitais e 26 centros de atendimento em Mina.

Muitos caminhões de bombeiros foram estacionados no gigante acampamento de Mina.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

4-pessoas-ficam-feridas-apos-predio-desabar-em-alexandria,-no-egito

G1 Mundo

4 pessoas ficam feridas após prédio desabar em Alexandria, no Egito

Edifício de 14 andares ficava em área residencial no centro da cidade. Prédio que desabou em Alexandria, Egito, em 26 de junho de 2023. — Foto: Alexandria Governorate/Reuters Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas depois que um prédio desabou na cidade de Alexandria, no Egito, no domingo (27), de acordo com um funcionário do ministério da saúde. As autoridades acreditam que moradores ainda podem estar presos nos escombros. O edifício […]

today27 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%