Mulher descobre golpe ao cobrar prêmio de restaurante que teve a rede social clonada no litoral de SP — Foto: Reprodução/EPTV
Uma cliente entrou em contato com um restaurante, no bairro Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo, para receber o prêmio de uma promoção que havia participado pelas redes sociais. Porém, ao cobrar o estabelecimento, ela descobriu que havia caído em um golpe. A página na internet era falsa.
O sócio proprietário do restaurante, que preferiu não se identificar, contou que a rede social do estabelecimento foi clonada, na sexta-feira (8), mesmo dia em que a cliente ligou. Os dados que estão no perfil falso, segundo ele, são os mesmos do original, a não ser por uma letra.
Os criminosos, de acordo com o empresário, realizaram uma promoção em que os clientes poderiam ganhar até R$ 500. Depois de ter caído no golpe, a vítima acionou o restaurante e contou o que havia acontecido. Ela teve os dados roubados.
“O que chamou a atenção foi que o perfil clonado tinha mais de 10 mil seguidores [ele acredita que sejam comprados], com apenas 12 publicações. Pedimos a todos [os clientes] que denunciassem o mesmo. Porém, devido o profissionalismo dos fraudadores, muita gente acreditou e entrou em uma falsa promoção, onde eles pegavam seus dados“, explica o sócio proprietário.
O dono do restaurante acrescentou que tentou contato com a plataforma da rede social, mas não obteve sucesso. Depois disso, contou ter contratado um advogado para cuidar da ocorrência e retirar o perfil criminoso o mais rápido possível do ar, pois, enquanto tiver ativo, poderá prejudicar clientes, potenciais frequentadores, além do próprio restaurante.
“Os fraudadores causam estragos tanto na vida pessoal de clientes desavisados, como também problemas para a empresa, que também é vítima nisso tudo”, afirma.
O restaurante realizou um boletim de ocorrência e espera que o perfil seja excluído. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
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