G1 Mundo

Mulher e filhos de ex-presidente do Peru desembarcam no México

today22 de dezembro de 2022 20

Fundo
share close

A família do ex-presidente peruano Pedro Castillo, deposto e preso em seu país, está no México. A ex-primeira-dama Lilia Paredes Navarro, dois filhos – a filha Alondra e o filho adolescente Arnolde – e a irmã dela desembarcaram na Cidade do México nesta quarta-feira (21), após o governo mexicano lhes fornecer asilo político.

O grupo deixou Lima durante a madrugada, ao lado do embaixador mexicano, Pablo Monroy.

A viagem aconteceu horas depois de o governo peruano ter concedido um salvo-conduto para que a família de Castillo pudesse deixar o país.



Lilia Paredes é investigada pelo Ministério Público peruano como coordenadora de uma suposta organização criminosa liderada pelo marido.

A presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou que as investigações não impediam que Lilia Paredes deixasse o país.

O ex-presidente peruano, Pedro Castillo, ao lado da esposa, Lilia Paredes, em Los Angeles — Foto: Reuters/Lucy Nicholson

O episódio aumentou a tensão diplomática entre o Peru e o México. O governo peruano considera o apoio de Obrador a Castillo como uma “interferência” nos assuntos internos do país.

“Sempre defenderemos o direito de asilo. Faz parte de nossa política externa”, respondeu o presidente mexicano, Manuel López Obrador.

Como um novo passo na escalada da crise, o embaixador do México em Lima, Pablo Monroy, foi declarado “persona non grata” na terça-feira (20) e tinha “72 horas para deixar” o território peruano. Ele viajou com a família de Castillo para o México.

A decisão do governo de López Obrador piorou a relação entre México e Peru, que vinha sendo abalada desde a tentativa de golpe de Castillo, em 7 de dezembro. O presidente mexicano não reconheceu o novo governo peruano.

O presidente deposto do Peru, Pedro Castillo, é escoltado ao ser transferido para uma base da polícia — Foto: Renato Pajuelo / AP Photo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

benjamin-netanyahu-afirma-que-consegue-formar-novo-governo-em-israel

G1 Mundo

Benjamin Netanyahu afirma que consegue formar novo governo em Israel

O líder conservador volta ao poder, liderando a coalizão mais à direita da história do Estado judeu. Benajmin Netanyahu em novembro de 2022 — Foto: Ronen Zvulun/REUTERS O ex-premiê israelense Benjamin Netanyahu notificou, nesta quarta-feira (21), o presidente de Israel, Isaac Herzog, que conseguiu formar um novo governo. Com isso, o líder conservador volta ao poder, liderando a coalizão mais à direita da história do Estado judeu. "Eu informo a […]

today22 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%