Uma mulher foi filmada por câmeras de monitoramento fazendo ofensas homofóbicas em frente a uma cafeteria que ostenta uma bandeira do orgulho LGBTQIA+ em Santos, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1, neste sábado (23), mostram a agressora gritando frases como: “Quem lacra não lucra” e “essa bandeirinha gay aqui não está com nada”. (veja o vídeo acima)
O estabelecimento fica dentro de um shopping no bairro do Gonzaga. Por mais que o centro comercial estivesse com pouco movimento naquele instante, o dono da cafeteria, Leandro Garcia, disse que a funcionária ficou muito abalada. Ela faz parte da comunidade LGBTQIA+.
“Ela [funcionária] ficou sem reação, ficou nervosa e chorou porque faz parte do grupo LGBTQIA+. Para ela foi um ataque. […] Ódio gratuito”, disse o empresário, que não estava no momento.
O caso foi registrado na última segunda-feira (18) e o vídeo, compartilhado nas redes sociais da cafeteria, já ultrapassa 65 mil visualizações. Além de ter gritado as ofensas citadas acima, a mulher disse que a a bandeira arco-íris, símbolo da comunidade LGBT, não agrada os santistas.
“Em Santos não pega, isso é bom lá na [rua] Augusta. Põe a [bandeira] do Brasil aqui que enche”.
Mulher faz ofensas homofóbicas em frente de cafetaria que usa bandeira LGBTQIA+ dentro de shopping, no bairro Gonzaga, em Santos (SP) — Foto: Reprodução
Garcia contou ter sido acionado pela funcionária assim que começaram as agressões verbais. Ele informou não ter registrado boletim de ocorrência (BO) e que analisa como evitar que novos problemas semelhantes aconteçam.
Segundo o empresário, a bandeira foi exposta na fachada da cafeteria em junho como forma de homenagear o mês da visibilidade LGBTQIA+ e permaneceu por agradar os clientes e funcionários. “Agora que a gente não tira”, afirmou ele.
“É justamente eles [quem comete homofobia] que não queremos no nosso estabelecimento”.
Mulher fez ofensas homofóbicas por causa de bandeira LGBTQIA+ pendurada em cafeteria, no bairro Gonzaga, em Santos (SP) — Foto: Reprodução
Ele afirmou sempre conversar com os funcionários da cafeteria para que se sintam à vontade em se defender em situações de homofobia e racismo, coisa que ainda não havia ocorrido. “Não cabe mais esse tipo de discurso de ódio”.
Em nota, a administração do Shopping Parque Balneário informou que repudia qualquer forma de preconceito e discriminação.
Cafeteria é alvo de ataque por usar bandeira símbolo da comunidade LGBTQIA+, no bairro Gonzaga, em Santos — Foto: Arquivo Pessoal e Reprodução
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)