G1 Santos

Mulher grita durante chegada de suspeito de matar PM da Rota com tiro no rosto à delegacia; VÍDEO

today16 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

O PM foi baleado durante patrulhamento na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro, em Santos (SP), no último dia 2 de fevereiro. Ele chegou a ser levado para o Hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. ‘Chip’ foi preso na última quarta-feira (14), em um apartamento ligado ao tráfico de drogas, em um condomínio no Setor Sul de Uberlândia (MG).

O suspeito chegou ao 5º Distrito Policial de Santos durante a noite de quinta-feira (15). Nas imagens, registradas pela repórter Yasmin Braga, da TV Tribuna, emissora afiliada da Globo, é possível ouvir uma mulher gritando enquanto o jovem, de 21 anos, era escoltado por policiais.

“Mamãe está aqui. Mamãe está aqui. Você não está sozinho não”, gritou a mulher.



Suspeito de matar PM da Rota chega escoltado em delegacia no litoral de SP — Foto: Reprodução e Yasmin Braga/TV Tribuna

A mulher que gritou para ‘Chip’, que não teve a identidade divulgada, não concedeu entrevista à equipe de reportagem no local. No entanto, o advogado que representa o suspeito, Eduardo Jorge, afirmou que o jovem não fugiu para Uberlândia (MG) apesar de ser procurado pelo crime.

“Ele tem parentes lá. Ele simplesmente ficou com medo, acredito, de toda essa repercussão. Não fugiu, mas foi pego lá”, afirmou o advogado. O profissional ressaltou que ‘Chip’ só vai prestar esclarecimentos “diante da autoridade judiciária”.

Secretário de Segurança de SP

Kaique Coutinho do Nascimento, o ‘Chip’ (à dir.), é suspeito de matar o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo — Foto: Reprodução

Por meio do ‘X’ [antigo ‘Twittter’], o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, confirmou a prisão de Kaique Coutinho do Nascimento.

Na publicação, o secretário agradeceu aos policiais envolvidos na ação por essa “importante prisão”.

Câmera não identificou ‘Chip’

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Segundo ele, a identidade do suspeito foi informada à polícia por meio de outro jovem, que também estava no local e, inclusive, tem um apelido semelhante ao de ‘Chip’. “Um indivíduo se apresentou voluntariamente, com a presença de um advogado, pois o apelido de ambos era parecido”, explicou.

“Com medo de ser capturado, preso acusado de ser o criminoso que tinham matado o soldado Cosmo, ele disse: ‘Não fui eu. Foi o Kaique'”, complementou o secretário.

Derrite ressaltou que, além do depoimento, a Polícia Civil trabalhou com outros elementos – não especificados durante a coletiva – para o trabalho de identificação de ‘Chip’.

Secretário de Segurança Publica do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, divulgou a identidade do suspeito de matar o PM da Rota Wesley Cosmo — Foto: Reprodução

Ainda de acordo com Derrite, ‘Chip’ tem antecedentes criminais por tráfico de drogas. “Inclusive, como adolescente infrator, que é o nome técnico, segundo o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], para criminoso que não tem 18 anos”, complementou o secretário.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou anteriormente que qualquer informação sobre o paradeiro dele poderia ser compartilhada por meio do Programa de Recompensa. Caso a informação efetivamente ajudasse a prendê-lo, o denunciante receberia uma recompensa de R$ 50 mil.

Policiais militares Marcelo Augusto da Silva, Samuel Wesley Cosmo e José Silveira dos Santos, mortos na Baixada Santista (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais e g1 Santos

Segundo a Polícia Civil, Marcelo foi atingido por um disparo na cabeça e dois no abdômen. Ele integrava o 38º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) de São Paulo, mas fazia parte do reforço da Operação Verão em Praia Grande (SP).

No dia 2 de fevereiro, o policial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Samuel Wesley Cosmo morreu durante patrulhamento de rotina na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro. O agente chegou a ser socorrido para a Santa Casa de Santos (SP), mas morreu na unidade.

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Gabinete na Baixada Santista

Após a morte do cabo da PM José Silveira dos Santos, na quarta-feira (7), a Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP-SP) montou um gabinete em Santos para coordenar a operação policial da região.

Secretário de Segurança de SP, Guilherme Derrite concedeu entrevista coletiva em Santos — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal

O titular da pasta, Guilherme Derrite, anunciou uma recompensa de R$ 50 mil por informações sobre o assassino do PM da Rota Samuel Wesley Cosmo.

Ele ainda se posicionou sobre o nome da operação policial em vigor. Derrite corrigiu uma informação errada da pasta que, após a morte do PM da Rota Samuel Cosmo, disse ter deflagrado uma nova Operação Escudo na região.

O secretário apontou que o aumento do efetivo no litoral paulista após o assassinato do policial se deve a um reforço na Operação Verão e que a instalação do gabinete da SSP-SP no CPI-6, na quinta-feira (8), representa a 3ª fase da ação.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-morre-em-confronto-com-a-pm-e-numero-de-mortes-sobe-para-22-em-operacao-policial-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem morre em confronto com a PM e número de mortes sobe para 22 em operação policial no litoral de SP

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), policiais militares realizavam patrulhamento na comunidade, quando se depararam com homens traficando drogas. Durante a abordagem, de acordo com depoimento dos PMs, os criminosos dispararam contra os agentes, que revidaram -- momento em que um dos suspeitos foi baleado. O homem foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. No local do confronto, […]

today15 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%