Prefeitura de Guarujá

Mulheres empreendedoras são destaque em formatura do Programa Acessuas + Inclusão Produtiva

today28 de julho de 2022 12

Fundo
share close

Evento acontece na próxima quarta-feira (3) às 10h, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no encerramento do projeto que prepara pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho

Toda a força da mulher será homenageada na próxima quarta-feira (3), às 10h, por meio da formatura de 101 participantes do projeto Programa Acessuas + Inclusão Produtiva, que tem como objetivo preparar e facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo. Elas são maioria no total de formandos: 99 mulheres e dois homens receberão certificados. O evento acontecerá no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

No primeiro semestre, as mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Cidade foram destaque ao participarem da qualificação voltada exclusivamente para elas, com a ideia de formar, capacitar e criar uma rede de apoio entre empreendedoras.

A responsável técnica da Acessuas (Acesso ao Serviço Único de Assistência Social), Michelle Rachel de Oliveira, explica que essa troca de experiências é um dos diferenciais dessa formação, que trabalha inclusive o lado emocional. “Elas se reconhecem uma na outra e se fortalecem vendo que não estão sozinhas, apesar de todas as dificuldades. Muitas querem uma oportunidade, mas não sabem por onde começar”, explica.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), vale ainda destacar o papel das mulheres durante a evolução fantástica do número de microempreendedores individuais (MEIs) de 2017 para 2022, passando de 13 mil para mais de 30 mil. “A participação das mulheres é muito importante. Elas querem aperfeiçoar e melhorar seu negócio, em busca de conhecimento e a partir de um olhar novo e sempre na busca pela inovação. As mulheres são interessadas e acreditam na mudança para melhor”, comenta.



Preparação

O programa, realizado por meio das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e Sedep, teve como diferencial este ano a oferta unificada de diversos projetos das esferas municipal, estadual e federal, funcionando como uma trilha de capacitação contínua aos participantes. O público tem acesso aos projetos Acessuas, do Governo Federal, Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, e do Programa Desenvolve Guarujá, da Prefeitura, que engloba as oficinas de capacitação empreendedora Sebrae Delas e Primeiros Passos. Podem participar homens e mulheres.

A fim de preparar os futuros profissionais para o retorno ao mercado de trabalho, é desenvolvido um trabalho focado no resgate da autoestima, da dignidade e a descoberta de novos talentos, contribuindo ainda para a melhora da qualidade de vida, a redução da vulnerabilidade social e a reconstrução do projeto de vida pessoal e profissional.

Além disso, os alunos participam de rodas de conversas sobre direitos, cidadania, empoderamento e autoestima. Todas as ações contam com o acompanhamento da equipe de assistentes sociais da Sedeas, garantindo maior humanização em cada etapa do projeto. O programa ainda conta com a parceria do Sebrae, da Secretaria de Educação de Guarujá e da Paróquia Nossa Senhora da Graça.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-confirma-mais-dois-casos-de-variola-dos-macacos

G1 Santos

Santos, SP, confirma mais dois casos de varíola dos macacos

Ao todo, região tem seis infectados pela doença. Baixada Santista tem seis casos confirmados da varíola dos macacos — Foto: Getty Images A Vigilância Epidemiológica de Santos, no litoral de São Paulo, confirmou, nesta quinta-feira (28), mais dois casos da varíola dos macacos. Na última quarta (27), o município confirmou o primeiro registro da doença. Ao todo, a Baixada Santista está com seis casos confirmados. Segundo a prefeitura de Santos, […]

today28 de julho de 2022 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%