G1 Mundo

Musicóloga, tradutor e atleta medalhista: as 14 vítimas do atirador em Praga

today23 de dezembro de 2023 12

Fundo
share close

Foram identificadas as identidades de seis dos 14 mortos no ataque ocorrido na Faculdade de Artes da Universidade de Charles. A polícia relaciona o assassino a mais dois crimes.




Polícia divulga imagens da operação após ataque a tiros em Praga

Polícia divulga imagens da operação após ataque a tiros em Praga

O ataque a tiros ocorrido na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, sediada no centro de Praga, capital da República Tcheca, deixou 14 mortos e 25 feridos na última quinta-feira (21). O atirador, um estudante de 24 anos, cometeu suicídio antes de ser detido pela polícia.

As autoridades tchecas ainda investigam as motivações do atirador, mas, de acordo com o ministro do Interior, Vit Rakusan, “não há indicação de que este crime tenha qualquer relação com o terrorismo internacional”.

As testemunhas do ataque informam que o assassino estava com um fuzil no topo de um dos prédios da universidade, onde iniciou os tiros.

Até a tarde de sábado (23), apenas seis das vítimas tiveram suas identidades reveladas – todas elas têm relações com a universidade. São elas:

  • Lenka Hlávková: ela era uma renomada especialista em cultura musical da Europa central medieval e diretora do Departamento de Musicologia da Universidade de Charles;
  • Jan Dlask: ele era um dos mais relevantes tradutores e revisores de finlandês e sueco para o idioma tcheco, e lecionava no Departamento de Estudos Finlandeses da universidade;
  • Lucie Špindlerová: estudante caloura de língua tcheca e estudos de surdos, ela também trabalhava como redatora e revisora do jornal diário Lidové Noviny;
  • Magdaléna Křístková: também estudante de língua tcheca e estudos de surdos, ela era membro ativo do clube de acampamento para crianças em sua cidade natal, Roztoky;
  • Aneta Richterová: mais uma estudante da Universidade de Charles, ela também era bombeira voluntária no vilarejo onde nasceu, Velichovky;
  • Klára Holcová: ela era estudante de tcheco e biblioteconomia e uma das “mais promissoras” atletas do país, de acordo com o anúncio da Federação Tcheca de Atletismo. A jovem tinha 20 anos e colecionava 9 medalhas em campeonatos nacionais de arremesso de peso.

Os investigadores encontraram o corpo de um homem na casa onde vivia a família do atirador, na cidade de Hostouň, a 160 quilômetros ao oeste de Praga. O homem foi identificado como o pai do assassino.

A polícia também relaciona o homem de 24 anos a um duplo homicídio no subúrbio de Praga, na semana anterior ao ataque. Foram assassinados um homem e seu filho de apenas 2 meses de idade – e a arma do crime foi encontrada na casa do atirador.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-natal-esta-chegando:-veja-dicas-de-presentes-e-como-lidar-com-o-tio-do-pave

G1 Mundo

O Natal está chegando: veja dicas de presentes e como lidar com o tio do pavê

Transmitido ao vivo em 23/12/2023 14h05 Confira os preparativos para o Natal no Brasil e no mundo. MAIS DO G1 Tragédia em JaboticabalHá 2 horas Ribeirão Preto e Franca Há 2 horas Ribeirão Preto e Franca Acidente no interior de SPHá 53 minutos São Carlos e Araraquara Tragédia nos EUAHá 44 minutos Pop & Arte GáveaFilho diz que ela tem quadro de infecção bacteriana e que situação é grave. Há […]

today23 de dezembro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%