G1 Mundo

Musicóloga, tradutor e atleta medalhista: as 14 vítimas do atirador em Praga

today23 de dezembro de 2023 7

Fundo
share close

Foram identificadas as identidades de seis dos 14 mortos no ataque ocorrido na Faculdade de Artes da Universidade de Charles. A polícia relaciona o assassino a mais dois crimes.




Polícia divulga imagens da operação após ataque a tiros em Praga

Polícia divulga imagens da operação após ataque a tiros em Praga

O ataque a tiros ocorrido na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, sediada no centro de Praga, capital da República Tcheca, deixou 14 mortos e 25 feridos na última quinta-feira (21). O atirador, um estudante de 24 anos, cometeu suicídio antes de ser detido pela polícia.

As autoridades tchecas ainda investigam as motivações do atirador, mas, de acordo com o ministro do Interior, Vit Rakusan, “não há indicação de que este crime tenha qualquer relação com o terrorismo internacional”.

As testemunhas do ataque informam que o assassino estava com um fuzil no topo de um dos prédios da universidade, onde iniciou os tiros.

Até a tarde de sábado (23), apenas seis das vítimas tiveram suas identidades reveladas – todas elas têm relações com a universidade. São elas:

  • Lenka Hlávková: ela era uma renomada especialista em cultura musical da Europa central medieval e diretora do Departamento de Musicologia da Universidade de Charles;
  • Jan Dlask: ele era um dos mais relevantes tradutores e revisores de finlandês e sueco para o idioma tcheco, e lecionava no Departamento de Estudos Finlandeses da universidade;
  • Lucie Špindlerová: estudante caloura de língua tcheca e estudos de surdos, ela também trabalhava como redatora e revisora do jornal diário Lidové Noviny;
  • Magdaléna Křístková: também estudante de língua tcheca e estudos de surdos, ela era membro ativo do clube de acampamento para crianças em sua cidade natal, Roztoky;
  • Aneta Richterová: mais uma estudante da Universidade de Charles, ela também era bombeira voluntária no vilarejo onde nasceu, Velichovky;
  • Klára Holcová: ela era estudante de tcheco e biblioteconomia e uma das “mais promissoras” atletas do país, de acordo com o anúncio da Federação Tcheca de Atletismo. A jovem tinha 20 anos e colecionava 9 medalhas em campeonatos nacionais de arremesso de peso.

Os investigadores encontraram o corpo de um homem na casa onde vivia a família do atirador, na cidade de Hostouň, a 160 quilômetros ao oeste de Praga. O homem foi identificado como o pai do assassino.

A polícia também relaciona o homem de 24 anos a um duplo homicídio no subúrbio de Praga, na semana anterior ao ataque. Foram assassinados um homem e seu filho de apenas 2 meses de idade – e a arma do crime foi encontrada na casa do atirador.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-natal-esta-chegando:-veja-dicas-de-presentes-e-como-lidar-com-o-tio-do-pave

G1 Mundo

O Natal está chegando: veja dicas de presentes e como lidar com o tio do pavê

Transmitido ao vivo em 23/12/2023 14h05 Confira os preparativos para o Natal no Brasil e no mundo. MAIS DO G1 Tragédia em JaboticabalHá 2 horas Ribeirão Preto e Franca Há 2 horas Ribeirão Preto e Franca Acidente no interior de SPHá 53 minutos São Carlos e Araraquara Tragédia nos EUAHá 44 minutos Pop & Arte GáveaFilho diz que ela tem quadro de infecção bacteriana e que situação é grave. Há […]

today23 de dezembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%