G1 Mundo

Nelson Mandela: 10 fotos mostram a trajetória política do líder africano contra a desigualdade racial

today24 de julho de 2023 5

share close

Há 10 anos morria o líder que deu a vida pela luta contra o racismo na África do Sul: Nelson Mandela. E, a partir de dez fotos, o Fantástico te mostra a trajetória política e pessoal de Mandela, da universidade à Presidência. (Veja todas as imagens no vídeo acima)

Mandela nasceu em 1918 e cresceu num vilarejo sem eletricidade nem água encanada. Foi na escola que virou “Nelson”.

“O nome dele é Rolihlahla, que quer dizer ‘quem tem coragem de desafiar o sistema’. A professora branca não conseguia pronunciar esse nome, aí ela disse: ‘vou te chamar de Nelson’”, contou Tukwini Mandela, neta do líder.



Em 1941, Mandela foi para maior cidade do país, Joanesburgo. Lá, ele se casou com Evelyn Mase. Ela era prima de Walter Sisulu, um ativista do Congresso Nacional Africano (CNA), com quem ele trabalhou em Joanesburgo.

Desde 1912, o CNA lutava pelos direitos dos negros sul-africanos. Mandela virou o líder da liga da juventude da organização, até que o governo sul-africano baniu o CNA.

Mandela se escondeu numa fazenda nesse período. Depois disso, ele saiu do país para buscar recursos para a luta armada. Quando voltou, foi descoberto, detido e condenado a prisão perpétua. Em 1990, ele saiu da prisão.

Nelson Mandela em presídio — Foto: Reprodução Fantástico

Dois anos depois de Mandela sair da prisão, a campanha por uma África do Sul democrática já não apelava à violência. Em 1994, ele se candidatou a presidente pelo CNA e foi eleito com 62% dos votos. Ficou cinco anos no poder.

Nelson Mandela e família em seu último aniversário — Foto: Reprodução / Fantástico

Nelson Mandela — Foto: Reprodução / Fantástico

Ouça os podcasts do Fantástico




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Santos

Homem é mordido por pitbull no pescoço ao encher pote de água do cão e escapa da morte: ‘deu sorte’

Um homem foi mordido no pescoço e no braço direito por um pitbull na casa do amigo em Bertioga, no litoral de São Paulo. Ao g1, o tutor do animal, Natanael dos Santos, de 49 anos, contou nesta segunda-feira (24) que a vítima tem acesso livre ao local do incidente, mas que estava alcoolizado no momento do ataque.. Ao dono do imóvel, ele disse ter entrado para colocar água no pote do cachorro. "A salvação foi que [o pitbull] estava […]

today24 de julho de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%