G1 Mundo

Netanyahu acusa Hamas de ‘endurecer’ posições em negociação por trégua em Gaza

today31 de março de 2024 6

Fundo
share close

“Enquanto Israel demonstra flexibilidade durante as negociações, o Hamas está endurecendo as suas posições”, disse Netanyahu, relatando dificuldades também em um acordo para a troca de reféns israelenses por palestinos detidos nas penitenciárias de Israel.

A fala do primeiro-ministro israelense ocorre em um contexto de intensas negociações sobre um cessar-fogo no território palestino — que se estendem, pelo menos, desde dezembro de 2023.

Em declaração a jornalistas neste domingo, Netanyahu também anunciou uma nova ofensiva em Rafah, região no extremo sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito.



“Iremos para Rafah e eliminaremos os batalhões do Hamas por uma razão simples: não há vitória sem entrar em Rafah e não há vitória sem eliminar os batalhões do Hamas lá”, afirmou o primeiro-ministro.

Ao tratar da ofensiva, Netanyahu afirmou que o objetivo é “criar condições de segurança” para que milhares de israelenses “arrancados de casa” possam retornar.

“Prefiro, se possível, fazer isso por meios diplomáticos. Mas, se não, faremos por meios diferentes. Prefiro não compartilhar detalhes operacionais ou de cronograma com nossos inimigos”, concluiu.

Papa reitera pedido de cessar-fogo

“Peço mais uma vez que o acesso de ajuda humanitária em Gaza seja garantido. E exorto, de novo, a libertação rápida dos reféns sequestrados em 7 de outubro”, disse.

Em mensagem de Páscoa, Papa pede cessar-fogo em Gaza

Em mensagem de Páscoa, Papa pede cessar-fogo em Gaza

A cerimônia, que marca a data mais importante da Igreja Católica, começou às 10h no horário local (5h em Brasília). O papa chegou de cadeira de rodas ao local. Depois da missa, saudou os fiéis a bordo do papamóvel, entre abanos e sorrisos.

Resolução de cessar-fogo em conselho da ONU

O texto, feito por um grupo de dez países com assento rotativo no Conselho de Segurança liderados por Moçambique, foi o primeiro a ser aprovado sobre uma trégua no território palestino.

ONU exige cessar-fogo imediato em Gaza

ONU exige cessar-fogo imediato em Gaza

A validação da resolução, no entanto, não é uma solução para a guerra. O desafio agora é garantir que os atores envolvidos nela – o governo de Israel e o grupo terrorista – cumpram as determinações exigidas no texto da ONU.

Isso porque, embora as resoluções do Conselho de Segurança sejam juridicamente vinculativas, na prática acabam ignoradas por muitos países. Após a medida, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu que o governo israelense acatasse a decisão do conselho.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-barca-bate-em-ponte-em-oklahoma,-nos-estados-unidos

G1 Mundo

VÍDEO: Barca bate em ponte em Oklahoma, nos Estados Unidos

Acidente não deixou feridos. Nesta semana, uma ponte desmoronou depois de ser atingida por um navio cargueiro na cidade de Baltimore, também nos EUA. Barca bate em ponte em Oklahoma, nos Estados Unidos Uma barca colidiu com uma ponte sobre o rio Arkansas, perto de Sallisaw, no estado norte-americano de Oklahoma, neste último sábado (30). O incidente não deixou feridos, mas as autoridades locais chegaram a fechar a rodovia que […]

today31 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%