G1 Mundo

Nicarágua dissolve Cruz Vermelha e a torna entidade governamental

today11 de maio de 2023 6

Fundo
share close

A Nicarágua dissolveu, nesta quarta-feira (10), a Cruz Vermelha no país, após acusá-la de violar a neutralidade nos protestos de 2018, e a substituiu por um organismo subordinado ao governo.

Uma resolução aprovada por unanimidade pela Assembleia Nacional, controlada pela Frente Sandinista, do presidente Daniel Ortega, revogou um decreto de 1958 que havia criado a Associação Cruz Vermelha Nicaraguense.

A norma aprovada pela Assembleia ordena a criação de uma nova Cruz Vermelha Nicaraguense, que será uma “entidade autônoma descentralizada, com personalidade jurídica, patrimônio próprio e duração indefinida”, vinculada ao Ministério da Saúde.



Mais de 2.000 organizações privadas foram proibidas na Nicarágua sob a acusação de violar leis, incluindo sindicatos empresariais e universidades católicas.

Alguns deputados (todos são apoiadores oficiais) acusaram a Cruz Vermelha de violar as leis sobre organizações sem fins lucrativos e o princípio de neutralidade da organização humanitária, fundada em Genebra em 1863 para proteger as vítimas de conflitos armados.

Os protestos de 2018 duraram pelo menos três meses em diferentes áreas da Nicarágua, com bloqueios de estradas, além de confrontos entre manifestantes da oposição e pró-governo que deixaram mais de 300 mortos, segundo a ONU.

O governo Ortega considerou os protestos uma tentativa de golpe promovida pelos Estados Unidos, enquanto organismos internacionais acusaram o executivo de promover repressão contra a oposição.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

george-santos,-deputado-dos-eua-preso-por-acusacoes-de-fraude,-diz-que-e-inocente,-paga-fianca-de-r$-2,5-milhoes-e-vai-responder-em-liberdade

G1 Mundo

George Santos, deputado dos EUA preso por acusações de fraude, diz que é inocente, paga fiança de R$ 2,5 milhões e vai responder em liberdade

Santos, que é filho de brasileiros, foi preso nesta quarta-feira (10). George Santos dá entrevista na frente de cartaz de manifestante no qual se lê 'mentiras', em 10 de maio de 2023 — Foto: Shannon Stapleton/Reuters No total, 13 acusações foram feitas na Justiça federal dos EUA. Os promotores afirmam que ele fraudou apoiadores políticos, lavou fundos para pagar despesas pessoais e recebeu subsídios de desemprego ilegalmente enquanto estava empregado. […]

today11 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%