G1 Santos

Nível do Rio Ribeira sobe, deixa moradores desalojados e estradas são interditadas no interior de SP

today11 de outubro de 2023

Fundo
share close

O nível do Rio Ribeira de Iguape subiu acima da média por conta do volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. Moradores e a Defesa Civil estão em alerta em Eldorado e Registro, no litoral de São Paulo. Por causa da cheia do Rio, estradas foram interditadas, aulas foram suspensas e até moradores precisaram deixar suas casas.

Em nota, a Prefeitura de Eldorado, por meio da Defesa Civil, disse que o nível do Rio Ribeira de Iguape, na última medição, encontrava-se em 5,87 metros, apresentando tendência de baixa.

A normalização do cenário de risco, de acordo com a prefeitura, é resultado da ausência de chuvas significativas nas últimas horas e da redução de acumulados de precipitação da região. No período da cheia, nenhum prédio público ou residência foi atingido.



Apesar disso, a administração informou que algumas famílias foram temporariamente desalojadas. Quatro famílias optaram por levar seus pertences para casas de familiares, enquanto outras quatro assinaram termo de recusa de suporte, permanecendo em suas residências.

Estradas foram interditadas em Registro por causa da cheia do Rio Ribeira — Foto: Dione Aguiar/g1

Em Registro, algumas áreas rurais foram atingidas e estradas foram interditadas por causa da cheia do Rio. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Rafael Morais, afirmou que duas escolas tiveram as aulas suspensas.

“A estrada não estava em condições de tráfego e achamos melhor suspender esses dois dias de aulas para não ter problema. O acesso à escola é por estradas rurais que margeiam o Rio Ribeira”, disse.

Segundo Morais, a previsão de volume de chuva para os próximos dias é alta. “Hoje temos uma máxima de 3,90 metros. Todo cuidado é bom. Nesse momento, estamos com as equipes preparadas”.

A Prefeitura de Registro, por meio da Defesa Civil, informou que o volume de chuvas é monitorado desde o último sábado (7). O volume do rio está 3,87 metros acima da média, subindo 1 centímetro por hora.

Até o momento, segundo a administração municipal, nenhuma família precisou ser retirada da sua residência. No entanto, em virtude das cheias, duas estradas rurais foram interditadas. A RGT-030 registrou alagamento entre os bairros Guaviruva e o Limoeiro, impedindo o trânsito.

Por esse motivo, as aulas na Escola Municipal Guaviruva e na Escola Estadual Hiroshi Sakano foram suspensas nesta terça-feira (10). O outro bloqueio foi na Estrada do Baissununga (RGT-020), que também margeia o Rio Ribeira de Iguape.

Cheia do Rio Ribeira inunda áreas na zona rural de Registro

Cheia do Rio Ribeira inunda áreas na zona rural de Registro

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

direitos-previdenciarios-das-criancas:-pensao-por-morte,-bpc-loas-e-auxilio-reclusao

Pleno News

Direitos previdenciários das crianças: Pensão por morte, BPC Loas e auxílio-reclusão

HomeOpiniãoElisângela CoelhoDireitos previdenciários das crianças: Pensão por morte, BPC Loas e auxílio-reclusão As crianças também têm seus direitos resguardados pelo Instituto Nacional do Seguro Social Elisângela Coelho - 11/10/2023 10h47 As crianças também têm seus direitos resguardados pelo INSS Foto: Pixabay As crianças também têm seus direitos resguardados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste artigo, abordaremos três importantes benefícios que podem ser concedidos às crianças em situações específicas. […]

today11 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%